17/10/2026 06:07:21
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14029/

Secretaria de Saúde realiza Dia “D” de Vacinação Contra a Raiva neste sábado (16)

A vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde, Escola Municipal Eça de Queirós e Centro Universitário Unilasalle, das 7h às 17h
Por Ascom Prefeitura/MP
11/08/2025 17:25

(Foto: Ascom Prefeitura/Anthony Souza)


Ajustar tamanho da fonte:

No próximo sábado, 16 de agosto, Lucas do Rio Verde terá um dia inteiro dedicado à proteção dos pets, é o Dia “D” de Vacinação Contra a Raiva. A expectativa do município é imunizar mais de 10 mil cães e gatos.

A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde da área urbana, Escola Municipal Eça de Queirós e Centro Universitário Unilassale, das 7h às 17h. Todos os animais, com idades a partir de três meses e em boas condições de saúde, devem ser imunizados.

A supervisora da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde, Cláudia Engelmann, ressalta que a vacina é anual e todos os animais, mesmo aqueles que foram imunizados no ano passado, devem ser novamente vacinados.

“A campanha é realizada todos os anos, para que a proteção contra o vírus esteja efetiva no organismo do animal. A raiva é uma doença letal e a vacina é a única forma de proteger os pets contra a doença”.

Além da área urbana, as comunidades rurais também receberão a campanha. A previsão é que seja nas próximas semanas. Depois da vacinação na área rural, as doses estarão disponíveis na Vigilância em Saúde, para os animais que não foram imunizados no dia D.

O médico veterinário da Vigilância Sanitária de Lucas do Rio Verde, Rogério Tovo, explica que a raiva é uma doença infecciosa grave, causada pelo vírus Lyssavirus e que também acomete os seres humanos.

Dados do Ministério da Saúde revelam que entre os anos de 2010 e 2025, foram registrados 50 casos de raiva humana no Brasil. Desses, nove foram causados por mordidas de cães e 22 por morcegos.

“É muito importante que os nossos animais de estimação sejam vacinados, uma vez que eles estão dentro da nossa casa. Protegendo eles, caso forem infectados, não desenvolverão a doença e nós também estaremos protegidos”, ressalta o médico.

A raiva se caracteriza pela alta letalidade, quase 100% dos animais morrem em decorrência da doença. Entre os sintomas, o excesso de saliva, que leva o animal a babar e mudanças no comportamento, como a agressividade.

A transmissão ocorre, principalmente, pela saliva de animais infectados, através de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras em mucosas. A vacina é ofertada gratuitamente. É importante que os donos levem o cartão de vacina dos animais.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/10/2026 12:21

Lucas do Rio Verde prorroga prazo para agricultores participarem do PAA

Nova data permite que agricultores familiares entreguem os documentos até 21 de outubro


16/10/2026 11:15

Obras de ampliação da UBS Bandeirantes serão concluídas em até 60 dias

O projeto contempla a ampliação em quase 200 m², a reforma e readequação dos espaços


15/10/2026 11:17

Cemitério municipal terá horário especial para visitação no Dia de Finados em Lucas

Serviços de construção e reforma serão suspensos a partir de 23 de outubro; nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, os portões ficarão abertos das 6h às 18h


15/10/2026 10:06

Restaurante do Trabalhador supera 500 mil refeições servidas em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi MT garante alimentação acessível aos trabalhadores há dois anos e sete meses; unidade também recebeu ação gratuita de saúde


15/10/2026 10:05

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas seguem até 23 de outubro

Seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro a 3 de janeiro de 2027


14/10/2026 14:33

Cultura apresenta o espetáculo “O Mágico de Oz” nesta sexta (16) e sábado (17) em Lucas do Rio Verde

Adaptação do clássico da literatura infantil será encenada por alunos da Oficina de Teatro, na Câmara Municipal


14/10/2026 11:01

Atleta do Programa Viva Lucas conquista medalha de bronze no Brasileiro Interclubes Sub-16 de Atletismo

Ruan Cristian garantiu o terceiro lugar na prova dos 1.000 metros, enquanto Maria Luisa ficou entre as dez melhores atletas do país na mesma modalidade


14/10/2026 08:17

Pesquisa social sobre esgotamento sanitário teve início nesta terça-feira (13) em Lucas

Questionário levantará informações socioeconômicas dos moradores e integra o Trabalho Social vinculado às obras de saneamento


13/10/2026 15:36

Desafio Agro de MTB chega à última etapa com Prova da Soja em Lucas do Rio Verde

Competição será realizada no dia 15 de novembro, com percurso de 45 quilômetros


13/10/2026 14:53

Lucas do Rio Verde revisa Plano Diretor com visão estratégica para as próximas décadas

Cinco leis complementares foram sancionadas, com mudanças na expansão urbana, no sistema viário, no zoneamento e nas regras para novos loteamentos


13/10/2026 14:11

Cultura prorroga prazo de inscrições para seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Interessados poderão se inscrever até o dia 18 de outubro; edital contempla pessoas físicas, jurídicas, grupos e coletivos culturais