27/02/2026 11:35:18
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14120/

Mais 80 profissionais da rede municipal de ensino conhecem o sistema de saneamento em Lucas

Nesta edição da Rota do Saneamento foram visitados três pontos
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
08/09/2025 15:06

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de levar conhecimento sobre o saneamento básico, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Programa Lucas + Sustentável Lixo Zero, realizaram mais uma ação da Rota do Saneamento.

A iniciativa tem como público professores, monitores e demais profissionais da Educação e nesta edição, que aconteceu no dia 05 de agosto, reuniu 80 pessoas. Foram visitados três pontos de tratamento de água e esgoto do município.

O objetivo é garantir que mais pessoas conheçam o sistema de saneamento básico, levando informação a comunidade. “Nós estamos convidando todas as escolas da rede municipal e vamos convidar as outras escolas do município também. Nós, com certeza, atingiremos em torno de 800 professores no final da Rota do Saneamento. E é uma oportunidade, sim, para eles conhecerem e passarem, também, a nos ajudar nessa questão do saneamento, porque ele é bastante complexo e as pessoas não têm essa leitura e não têm esse conhecimento”, ressaltou o diretor do Saae, Paulo Nunes.

Para a coordenadora do projeto Lucas +Sustentável Lixo Zero, Gilneia Melo a Rota do Saneamento proporciona uma mudança de pensamento em relação ao saneamento, desde a água, como ela chega até a torneira de casa e como é o tratamento do esgoto.

“É uma oportunidade diferente, sai da rotina deles, dos livros, e eles veem na prática como que funciona toda essa engenharia para eles poderem terem água em casa, enfim, o esgoto ser tratado, ter essa coleta de resíduos e é uma oportunidade que vai fazer a diferença. As escolas que estão participando dessa rota por mais que eles não estejam diretamente ligados no projeto Lucas + Sustentável Lixo Zero, eles voltam com um pensamento diferente e vendo que a atitude deles dentro da escola faz total diferença para termos um saneamento básico com mais qualidade”, disse Gilneia.

Quem participou leva para casa e para a escola uma outra visão, como explica a Milenei Silva Câmara Souza, professora. “A gente conhece como que se faz o tratamento do lixo. E podemos ter uma outra visão em casa e principalmente para as crianças na escola. Uma nova forma de pensar de como podemos tratar melhor a água que de repente no futuro não teremos”, disse a professora.

 

 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico


23/02/2026 16:55

Corrida Pela Preservação da Água 2026 abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Os atletas poderão optar pelo percurso de 5 e 10 Km


23/02/2026 15:12

Esporte: Modalidades esportivas retornam nesta segunda-feira (23)

Atividades estão sendo retomadas em 13 bairros da cidade