18/10/2026 21:41:16
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14187/

Unidades básicas de saúde terão programação especial para o Outubro Rosa

As ações serão realizadas em todas as UBSs, com coleta de material do colo do útero, exame clínico de mamas e mamografia.
Por Ascom Prefeitura/MP
01/10/2025 07:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma programação especial voltada à prevenção e ao cuidado com a saúde da mulher.

As ações fazem parte do movimento internacional “Outubro Rosa”, que tem como foco, o diagnóstico precoce e a orientação sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama e de colo uterino.

A supervisora da Atenção Primária à Saúde Gabrielle Vidal explica que todas as unidades básicas de saúde (UBSs), interior e área urbana, terão um dia “D”, com ações voltadas a saúde da mulher.

Serão ofertados testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coleta de material do colo do útero (Preventivo), exame clínico das mamas e mamografias, atualização do cartão vacinal e avaliação odontológica.

“Faço um convite a todas as mulheres, que tirem um tempinho para cuidar da própria saúde. Nossas unidades estão com programação especial e preparadas para receber todas com o maior carinho”, ressalta a supervisora.

A campanha “Outubro Rosa” surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos de 1990. No Brasil, o primeiro ato oficial foi em 2002, com a iluminação do Obelisco do Ibiapuera, em São Paulo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum no mundo. No Brasil, representa cerca de um, em cada três casos diagnosticados em mulheres.

A supervisora ressalta ainda que, as ações começam na quinta-feira (02), na UBS Jardim das Palmeiras, mas que, independente da campanha, todos os serviços de prevenção e orientação contra a doença estão disponíveis, gratuitamente, o ano inteiro.

“Sabemos que a maioria das mulheres trabalha, cuida da família e muitas vezes, a própria saúde fica em segundo plano. Mas é preciso tirar um tempinho e se cuidar, pelo menos uma vez ao ano”.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/10/2026 12:17

“O Mágico de Oz” valoriza artistas locais e aproxima comunidade da cultura em Lucas do Rio Verde

Espetáculo reuniu alunos das oficinas culturais em duas apresentações no fim de semana


16/10/2026 12:21

Lucas do Rio Verde prorroga prazo para agricultores participarem do PAA

Nova data permite que agricultores familiares entreguem os documentos até 21 de outubro


16/10/2026 11:15

Obras de ampliação da UBS Bandeirantes serão concluídas em até 60 dias

O projeto contempla a ampliação em quase 200 m², a reforma e readequação dos espaços


15/10/2026 11:17

Cemitério municipal terá horário especial para visitação no Dia de Finados em Lucas

Serviços de construção e reforma serão suspensos a partir de 23 de outubro; nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, os portões ficarão abertos das 6h às 18h


15/10/2026 10:06

Restaurante do Trabalhador supera 500 mil refeições servidas em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi MT garante alimentação acessível aos trabalhadores há dois anos e sete meses; unidade também recebeu ação gratuita de saúde


15/10/2026 10:05

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas seguem até 23 de outubro

Seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro a 3 de janeiro de 2027


14/10/2026 14:33

Cultura apresenta o espetáculo “O Mágico de Oz” nesta sexta (16) e sábado (17) em Lucas do Rio Verde

Adaptação do clássico da literatura infantil será encenada por alunos da Oficina de Teatro, na Câmara Municipal


14/10/2026 11:01

Atleta do Programa Viva Lucas conquista medalha de bronze no Brasileiro Interclubes Sub-16 de Atletismo

Ruan Cristian garantiu o terceiro lugar na prova dos 1.000 metros, enquanto Maria Luisa ficou entre as dez melhores atletas do país na mesma modalidade


14/10/2026 08:17

Pesquisa social sobre esgotamento sanitário teve início nesta terça-feira (13) em Lucas

Questionário levantará informações socioeconômicas dos moradores e integra o Trabalho Social vinculado às obras de saneamento


13/10/2026 15:36

Desafio Agro de MTB chega à última etapa com Prova da Soja em Lucas do Rio Verde

Competição será realizada no dia 15 de novembro, com percurso de 45 quilômetros


13/10/2026 14:53

Lucas do Rio Verde revisa Plano Diretor com visão estratégica para as próximas décadas

Cinco leis complementares foram sancionadas, com mudanças na expansão urbana, no sistema viário, no zoneamento e nas regras para novos loteamentos