27/02/2026 02:09:43
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14210/

Lucas do Rio Verde participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília

Evento foi realizado de 29 de setembro a 1º de outubro e reuniu várias autoridades
Por Ascom Prefeitura/Maiza Santos
07/10/2025 10:31

(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O encontro debateu caminhos para ampliar a igualdade, a segurança e as oportunidades para as mulheres em todo o país.

O município foi representado pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Karime Souto, e pela GCM Priscila Nogueira, que integra a Patrulha Maria da Penha, programa ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública. A iniciativa atua diretamente na proteção e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e outros órgãos da rede de apoio.

A ida das representantes a Brasília é resultado de um processo iniciado em junho, quando o município realizou sua Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, liderada pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro. Na etapa estadual, em Cuiabá, realizada em agosto, Karime e Priscila foram eleitas delegadas para representar Lucas do Rio Verde na conferência nacional, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na cidade em defesa das mulheres. “Nosso objetivo foi representar o município e contribuir com ideias que ajudem a fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres. Participar dessa conferência é também uma forma de mostrar o quanto Lucas do Rio Verde tem avançado na promoção de políticas de proteção e valorização feminina”, destacou Karime.

Ela explicou que muitas das propostas discutidas nesses encontros acabam se transformando em leis e protocolos nacionais. “É muito importante que o município esteja presente nesses espaços de decisão, porque muitas das propostas debatidas acabam se tornando diretrizes para o país inteiro”, completou.

A participação da GCM Nogueira levou à conferência um olhar prático sobre o enfrentamento à violência doméstica e o papel das forças de segurança na proteção às mulheres.
“Representar a Patrulha Maria da Penha na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres foi uma experiência muito significativa. Levar a realidade do nosso trabalho diário em defesa das mulheres vítimas de violência para um espaço de construção de políticas públicas é fundamental. É a oportunidade de mostrar o impacto real que as ações da Patrulha e da rede de enfrentamento têm na vida dessas mulheres”, disse Priscila.

Durante os três dias de conferência, representantes de diferentes regiões participaram de debates com ministras, lideranças femininas e movimentos sociais. Foram discutidos temas como autonomia econômica, enfrentamento à violência, educação, saúde, participação política e segurança pública.

Em Lucas do Rio Verde, o trabalho de enfrentamento à violência e promoção de igualdade é fruto da união entre diversas secretarias e instituições. A Secretaria de Segurança Pública coordena as ações da Patrulha Maria da Penha, enquanto a Secretaria de Assistência Social oferece acompanhamento psicológico, social e jurídico para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Essas ações se somam às iniciativas do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que atua na formulação de políticas, campanhas educativas e no fortalecimento da rede de apoio.

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi um espaço de diálogo, escuta e troca de experiências. A participação do município, demonstra sua preocupação com a defesa dos direitos das mulheres e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à igualdade de gênero.
“Quando o município participa de espaços como esse, ele mostra que valoriza a mulher e acredita na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, finalizou Karime.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico


23/02/2026 16:55

Corrida Pela Preservação da Água 2026 abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Os atletas poderão optar pelo percurso de 5 e 10 Km


23/02/2026 15:12

Esporte: Modalidades esportivas retornam nesta segunda-feira (23)

Atividades estão sendo retomadas em 13 bairros da cidade


23/02/2026 09:24

Prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 será apresentada pela Prefeitura no dia 26 de fevereiro

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde às 17h