01/03/2026 00:51:59
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1434/
(Foto: Ascom/Jaime Kuzniewski)
O secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira divulgou na tarde de ontem (27) uma nota esclarecendo a ausência de médicos nas unidades de saúde de Lucas do Rio Verde.
Segundo o secretário, atualmente todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) possuem médicos e dentro do regime estatutário, devem cumprir a carga horária de 40 horas semanais, como qualquer outro servidor.
Oliveira ressalta que, além do ponto, obrigatório na entrada e saída do trabalho, semanalmente são realizadas visitas nos PSFs e quando há a falta de médicos sem a devida justificativa, os mesmos são punidos com a perda de incentivos e descontos no salário, como prevê a lei. “Na rotina os médicos estão na unidade trabalhando e nós estamos acompanhando de perto, inclusive verificando se todos os profissionais estão registrando o seu ponto e cumprindo a carga horária de 40 horas semanais”.
De acordo com o secretário, pode acontecer de coincidir que em um determinado dia, um ou dois médicos estejam fora, por razão de capacitação, por estar acompanhando o transporte de um paciente ou até mesmo por motivos particulares. “Não é rotina, mas infelizmente, pode acontecer”.
Nesses casos, Oliveira explica que as enfermeiras são capacitadas para realizar o primeiro atendimento, como estabelece o Ministério da Saúde e, quando necessário, elas são orientadas a encaminhar os pacientes até a unidade de referência mais próxima.