11/06/2026 11:10:30
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14478/

Programa Qualifica Lucas do Rio Verde certifica mais 34 profissionais no município

A iniciativa oferece cursos gratuitos voltados ao mercado de trabalho
Por Ascom Prefeitura/Maiza Santos
21/01/2026 13:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A noite foi de conquista para alunos que concluíram mais uma etapa da vida profissional em Lucas do Rio Verde. A Prefeitura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou a entrega de certificados do Programa Qualifica Lucas. Ao todo, 34 alunos concluíram os cursos de Assistente Contábil Financeiro e Assistente de Contabilidade.

O Qualifica Lucas é o maior projeto de qualificação profissional já realizado no município. A ação é desenvolvida pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e de Assistência Social e Habitação, com apoio do Senai. A parceria entre a Prefeitura e a instituição foi renovada, garantindo a continuidade dos cursos e a abertura de novas turmas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, afirmou que a qualificação profissional segue sendo uma prioridade da gestão municipal.
“Hoje são mais 34 pessoas preparadas para o mercado de trabalho. Essas são as duas primeiras turmas do novo programa, feito em parceria com o Senai. É um investimento de mais de R$ 2 milhões de reais do poder público, além do investimento do Senai”.

Segundo o secretário, o programa vai continuar atendendo a população, oferecendo oportunidade para que as pessoas se desenvolvam aqui mesmo no município e tenham melhores condições de vida.
Representando a Secretaria de Assistência Social e Habitação, Bruna Camila Alves, destacou que a qualificação profissional vai além da formação técnica. “Mais do que certificados, estamos falando de oportunidades, investir em qualificação é ajudar as pessoas a conquistarem autonomia, renda e melhores condições de vida”, afirmou. 

O coordenador do Senai em Lucas do Rio Verde, Thiago Holz, destacou que os cursos atendem uma demanda real das empresas locais. “São formações importantes, que ajudam no dia a dia das empresas, principalmente na área contábil e financeira”.

Entre os formandos, a aluna Lorena da Silva Santos comemorou a conclusão do curso de Assistente de Contabilidade e destacou o aprendizado. “O curso foi muito bom. Eu não tinha quase nenhum conhecimento em contabilidade e aprendi bastante. Isso ajuda muito na hora de procurar um emprego, esse já é o terceiro curso que eu faço oferecido pelo município, e tem feito a diferença na minha vida”.

Com cursos gratuitos em várias áreas, o Programa Qualifica Lucas do Rio Verde segue como uma das principais ações de apoio à qualificação profissional no município, ajudando moradores a se prepararem melhor para o mercado de trabalho.
 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


11/06/2026 10:13

Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório

Prazo encerra no dia 30 de junho e Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre as próximas etapas do processo, incluindo o Juramento à Bandeira


11/06/2026 10:11

Inscrições abertas para a Trilha da Economia Criativa em Lucas do Rio Verde

Programa oferece capacitação completa para artesãos e fortalece negócios locais


11/06/2026 08:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga agenda cultural do segundo semestre de 2026

Programação reúne eventos culturais, artísticos e educativos de junho a dezembro, com atrações para todas as idades


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)


10/06/2026 08:28

Museu Histórico recebe 2ª edição do Dia do Pioneiro Luverdense

Nesta edição, também serão homenageadas as pioneiras fundadoras do Clube de Mães


09/06/2026 11:00

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


08/06/2026 17:14

Lucas do Rio Verde encerra participação histórica na FIT Pantanal 2026

A estimativa é de que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo estande de Lucas do Rio Verde durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal.


08/06/2026 09:25

Lucas do Rio Verde conquista título estadual e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe de voleibol representando o Centro Universitário Unilasalle foi campeã invicta dos Jogos Universitários Mato-grossenses e agora se prepara para a etapa nacional em Goiânia