06/06/2026 23:44:48
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14743/

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
22/04/2026 14:56

Reunião em Cuiabá em março de 2026(Foto: Ascom Prefeitura/Carine Alves)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde avança de forma concreta no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. O Governo do Estado de Mato Grosso confirmou a implantação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher no município, durante o lançamento do programa Mato Grosso em Defesa das Mulheres, realizado na última sexta-feira (17.4). 

A iniciativa estadual reúne um conjunto de medidas estratégicas para o enfrentamento à violência de gênero e aos feminicídios, com foco na ampliação da rede de proteção, integração entre instituições e criação de novas políticas públicas em todo o estado.

“O enfrentamento à violência contra a mulher exige compromisso permanente do Estado e integração entre políticas públicas. Estamos dando continuidade a um trabalho já iniciado, ampliando ações e fortalecendo a rede de proteção, porque essa é uma demanda real da sociedade. Não podemos aceitar a violência como algo normal”, destacou o governador Otaviano Pivetta durante o evento. 

Articulação

A confirmação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde representa um avanço significativo para o município e a gestão municipal tem atuado de forma contínua para garantir que a pauta avance. 

O anúncio consolida uma série de tratativas realizadas ao longo do tempo. Neste ano, no dia 11 de março, o prefeito Miguel Vaz e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro estiveram reunidos, em Cuiabá, com a chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, delegada Mariell Antonini, discutindo a implantação da unidade no município. Já no dia 13 de março, uma comitiva da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, liderada pela diretora de Administração Sistêmica, delegada Ana Paula de Faria Campos, esteve em Lucas do Rio Verde para avaliar o espaço que poderá sediar a futura Delegacia Especializada, além do terreno que será cedido pela Prefeitura para a construção do complexo da Polícia Civil.

Para a primeira-dama Janice Ribeiro, a confirmação da Delegacia da Mulher representa a concretização de uma pauta histórica e um grande avanço. “Essa é uma conquista muito importante para Lucas, uma pauta que defendemos como uma das prioridades, porque sabemos o quanto a estrutura adequada faz diferença no acolhimento e na proteção das mulheres. Quero parabenizar o governador Otaviano Pivetta e a delegada Mariell Antonini por essa iniciativa tão importante. Esse olhar atento e esse compromisso fazem toda a diferença na vida das mulheres mato-grossenses”, afirmou.

De acordo com a delegada Mariell Antonini, o programa estadual foi construído de forma coletiva, envolvendo diversas secretarias e instituições, com o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso. Dentro desse contexto, também foi firmado o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, com a participação da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. 

Com mais esse avanço, Lucas do Rio Verde reforça seu compromisso com a construção de uma cidade cada vez mais humana, segura e comprometida com a proteção das mulheres, alinhando planejamento, articulação política e ações concretas para transformar uma demanda histórica em realidade.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas


03/06/2026 15:19

Secretaria de Educação apresenta projeto Green School para famílias de estudantes da rede municipal

Iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio


03/06/2026 12:36

Merendeiras de Lucas do Rio Verde vencem Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar

As profissionais, da Rede Municipal de Educação, serão premiadas com R$ 5 mil, e as escolas receberão R$ 8 mil para investir em melhorias na cozinha escolar


03/06/2026 11:18

Associação Antigos Fortes entrega 900 quilos de alimentos para a Assistência Social de Lucas do Rio Verde

Doações ajudarão famílias atendidas pelo município


03/06/2026 10:03

Circuito Bem-estar Viva Lucas: Aulão Junino acontecerá dia 18

Atividades físicas e diversão para toda a comunidade no Lago Municipal Harri Muller


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição