22/05/2026 10:46:22
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14835/

Excesso de velocidade dispara em Lucas do Rio Verde e já representa 98% das infrações registradas em 2026

O município já contabiliza mais de 10 mil infrações de trânsito neste ano; maioria absoluta está relacionada ao desrespeito aos limites de velocidade
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
22/05/2026 08:27

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Os números do trânsito em Lucas do Rio Verde acendem um alerta preocupante em 2026. Dados do ranking de infrações do município apontam que o excesso de velocidade segue como a principal irregularidade cometida pelos motoristas e já representa cerca de 98% de todas as autuações registradas neste ano.

Segundo o relatório sintético de infrações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, entre os dias 1º de janeiro e 15 de maio de 2026, foram registradas 10.470 infrações de trânsito no município. No mesmo período do ano passado, haviam sido contabilizadas 7.278 autuações, o que representa um aumento de aproximadamente 43,8%.

Entre as principais ocorrências registradas em 2026, lideram:

• Transitar até 20% acima da velocidade permitida: 7.691 infrações;

• Transitar entre 20% e 50% acima da velocidade permitida: 2.127 infrações;

• Transitar acima de 50% da velocidade máxima permitida: 481 infrações.

Somadas, as infrações relacionadas ao excesso de velocidade chegam a 10.299 registros apenas neste ano. O dado revela um cenário preocupante sobre o comportamento dos condutores no trânsito local e reforça o alerta das autoridades sobre os riscos da imprudência ao volante.

Os números mais graves envolvem os motoristas flagrados trafegando acima de 50% do limite permitido, infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro. Em comparação ao mesmo período de 2025, o número também cresceu: foram 415 registros no ano passado contra 481 em 2026.

Além do excesso de velocidade, o relatório também aponta outras infrações preocupantes registradas neste ano, como direção sob influência de álcool, condução de veículo sem habilitação, uso de celular ao volante e falta do uso do cinto de segurança.

Para o secretário de Segurança Pública, Cel. Cunha, os números demonstram uma realidade que precisa mobilizar toda a população.

“Os números mostram uma realidade que precisa chamar a atenção de toda a população. O excesso de velocidade continua sendo o principal fator de risco no trânsito e coloca vidas em perigo diariamente. A fiscalização é necessária, mas a mudança mais importante ainda depende da consciência de cada motorista. Respeitar os limites de velocidade é preservar vidas.”

O comandante da Guarda Civil Municipal, Lopes, destaca que o cenário reforça a necessidade de conscientização e responsabilidade no trânsito.

“Os dados demonstram que grande parte das infrações registradas em Lucas do Rio Verde está relacionada ao excesso de velocidade. Isso preocupa porque, quando a velocidade aumenta, as chances de acidentes graves e fatais também aumentam. A GCM segue atuando com fiscalização e ações educativas, mas é fundamental que os condutores entendam que trânsito seguro começa pelas escolhas individuais.”

Já o major Bertolazo, do Corpo de Bombeiros, alerta para as consequências enfrentadas diariamente pelas equipes de resgate.

“O Corpo de Bombeiros acompanha diariamente ocorrências de trânsito e sabe o quanto o excesso de velocidade agrava acidentes e reduz as chances de sobrevivência das vítimas. Muitas vezes, segundos fazem a diferença entre a vida e a morte. Por isso, dirigir com prudência e respeitar a sinalização é uma atitude essencial para proteger a própria vida e a de outras pessoas.”

Os dados reforçam a importância das campanhas de conscientização desenvolvidas durante o Maio Amarelo e evidenciam que o principal desafio do trânsito não está apenas na fiscalização, mas também na mudança de comportamento dos condutores.

Especialistas em trânsito alertam que o excesso de velocidade reduz o tempo de reação do motorista, aumenta a gravidade dos acidentes e coloca em risco não apenas quem dirige, mas também pedestres, ciclistas e demais usuários das vias.

Diante do cenário, as autoridades reforçam a necessidade de direção defensiva, respeito à sinalização e conscientização coletiva para reduzir acidentes e preservar vidas.


 

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/05/2026 08:54

Sala do Empreendedor e Sebrae reforçam apoio aos empresários com seminário sobre crédito e planejamento financeiro

Evento, que contou com a parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, aconteceu na noite desta quinta (21)


21/05/2026 16:55

Lucas do Rio Verde abre edital para seleção de projetos culturais inovadores com apoio financeiro e foco em impacto social

Iniciativa do Lab Criativo Digital PNAB prevê incentivo de R$ 20 mil por proposta e possibilidade de apoio adicional


21/05/2026 15:55

Pesquisa: Saúde quer ouvir a população sobre atendimento nas UBSs

O questionário está disponível em todas as unidades. Basta apontar a câmera do celular para o QR Code, acessar o link e responder as questões



21/05/2026 11:31

Semana do MEI terá palestra sobre Inteligência Artificial aplicada aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Inscrições para participação podem ser realizadas on-line pelo site do Sebrae


21/05/2026 10:54

Além do palco: Secretaria de Cultura destina alimentos arrecadados em Mostra de Dança à entidade social

Além de valorizar os talentos locais e incentivar a expressão artística, o evento também teve caráter solidário


20/05/2026 15:18

Da sala de aula ao céu: alunos da rede municipal se preparam para a 4ª Olimpíada Municipal de Foguetes

Organizada pela Secretaria de Educação, a competição reunirá estudantes de todo o município para uma manhã de muita ciência, aprendizado e diversão


20/05/2026 10:40

Corrida do Meio Ambiente abrirá 2 mil inscrições na próxima segunda-feira (25)

Prova noturna será realizada na Fundação Rio Verde e promete reunir atletas de toda a região em Lucas do Rio Verde


19/05/2026 15:53

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia recuperação asfáltica em toda a cidade

As ações de manutenção no início da estiagem buscam melhorar o tráfego e garantir mais segurança nas vias urbanas


19/05/2026 09:45

Prefeitura e Sebrae promovem Seminário de Crédito sobre planejamento financeiro e investimentos

Evento será realizado no dia 21 de maio, às 18h30, na agência do Sebrae de Lucas do Rio Verde


19/05/2026 07:34

1º Festival Artes e Cores de 2026 chega ao Jardim Primavera neste domingo (24)

Evento é gratuito, aberto ao público e reúne uma programação diversificada voltada para todas as idades