31/08/2026 08:02:07
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14869/

Saae participa do 54º Congresso Nacional de Saneamento e apresenta avanços de Lucas do Rio Verde

Congresso reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais da área para discutir soluções inovadoras e os desafios do saneamento básico
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
01/06/2026 17:01

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde e o diretor da autarquia, Paulo Vicente Nunes, participaram do 54º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA), realizado em Caxias do Sul (RS), de 25 e 30 de maio, na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

Considerado um dos principais eventos do setor no país, o congresso reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais da área para discutir soluções inovadoras e os desafios do saneamento básico no Brasil.

Durante a programação, Lucas do Rio Verde teve destaque no Painel 4, que abordou a importância da gestão municipal do saneamento para cidades integradas e inovadoras e o papel dos prefeitos na condução das políticas públicas do setor. 

Representando o município, o diretor do Saae, Paulo Vicente Nunes, apresentou os avanços conquistados na área de saneamento, com ênfase nos investimentos realizados nos últimos anos e no projeto de universalização da coleta e tratamento de esgoto, cuja conclusão está prevista para os próximos anos.

Para o diretor do Saae, a presença de Lucas do Rio Verde no congresso reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua dos serviços públicos. “Temos uma administração que compreende a importância estratégica do saneamento para o crescimento da cidade. Estar neste congresso foi uma oportunidade de apresentar nossos avanços, aprender com experiências bem-sucedidas de outros municípios e trazer conhecimento que contribua para tornar nossos serviços cada vez mais eficientes e sustentáveis”, afirmou.

A equipe também participou de fóruns e apresentações técnicas voltadas ao desenvolvimento de soluções para o saneamento rural. Entre os destaques esteve o Fórum de Especialistas 10, sobre alternativas para atendimento das áreas rurais, oportunidade em que foram discutidos modelos e experiências que poderão contribuir para ampliar a qualidade de vida e a saúde das comunidades mais afastadas.

Outro ponto importante da participação foi o contato com novas tecnologias e ferramentas voltadas à eficiência dos serviços de saneamento. Os servidores conheceram iniciativas relacionadas ao combate às perdas de água, modernização dos sistemas de arrecadação, telemetria aplicada à gestão de hidrômetros, fiscalização de redes de esgoto, monitoramento de poços tubulares, gestão de recursos hídricos e produção própria de insumos utilizados no tratamento de água.

Também foram apresentados estudos voltados à economia circular, incluindo projetos para aproveitamento do lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto como matéria-prima para fertilizantes, alternativa que alia sustentabilidade ambiental e reaproveitamento de resíduos.

Como parte da programação, a comitiva realizou visitas técnicas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belo e à Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, em Caxias do Sul. As visitas permitiram conhecer de perto a operação das unidades, trocar experiências com profissionais da área e identificar boas práticas que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços prestados em Lucas do Rio Verde.

A comitiva contou com a participação da representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Gilneia Mello, que também aproveitou para conhecer projetos voltados para área de educação ambiental.
 

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/08/2026 16:29

Lucas do Rio Verde inicia 16º Campeonato Municipal Sicredi/Martinello de Futebol Amador

Competição reúne 32 equipes em duas divisões e terá mais de R$ 46 mil em premiação


28/08/2026 15:23

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre vagas gratuitas para curso de embelezamento

Capacitação começa no dia 2 de setembro e oferece 15 vagas


28/08/2026 12:43

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre licitação para construção do ginásio poliesportivo da Escola Marcelino

Empresas interessadas podem enviar suas propostas até às 8h, horário de Brasília, do dia 22 de setembro


28/08/2026 12:00

Fortalecimento da agroindústria: Prefeitura de Lucas apoia certificação de frigorífico de ovinos

Selo permite a comercialização de produtos em todo o território nacional


28/08/2026 10:41

Lucas do Rio Verde reúne mais de 200 mulheres na 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento teve palestras, rodas de conversa e debates sobre participação feminina, direitos e cidadania


28/08/2026 09:53

Prefeitura e SOS Animais discutem ações voltadas para a causa animal em Lucas

Intenção é viabilizar espaço para reabilitação e acolhimento temporário de animais em situação de abandono


27/08/2026 16:07

Sine de Lucas do Rio Verde amplia serviços com Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal

Agora, os cidadãos podem buscar o Sine para realizar a inscrição, atualização e regularização do CPF, além da inscrição, alteração de dados e status cadastral do CAEPF


27/08/2026 10:59

Mais de duas toneladas de ração são arrecadadas durante a Corrida de Inverno

Campanha promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer uniu incentivo à prática esportiva e solidariedade, com os donativos destinados a instituições que atuam na proteção animal em Lucas do Rio Verde


27/08/2026 10:57

Prefeitura inicia pavimentação asfáltica do bairro Colina Verde

Obra contempla 2,3 quilômetros de vias e atende a uma demanda aguardada pelos moradores da região


27/08/2026 10:40

Combate à dengue ganha reforço com a instalação das EDLs

Inicialmente, serão instalados 60 dispositivos, em pontos classificados pelo alto risco para a proliferação do mosquito


27/08/2026 07:15

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (27)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (29), no Espaço Saúde