20/09/2026 09:33:59
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14922/

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
19/06/2026 09:17

Foto ilustração(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu mais um importante passo para ampliar o acesso à moradia aos luverdenses. Em parceria com os governos Federal e Estadual, a administração municipal trabalha para viabilizar novas unidades habitacionais. O projeto prevê a construção de 150 moradias horizontais isoladas, em imóveis que serão doados pelo Município ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), instrumento federal responsável pela viabilização de empreendimentos habitacionais destinados às famílias que se enquadram dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. 

Para garantir a execução do empreendimento, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde participará por meio da doação da área habitacional. O Governo do Estado de Mato Grosso também será parceiro da iniciativa, com autorização para aporte de até R$ 3,7 milhões, recurso que contribuirá para a viabilidade do projeto e melhorias das unidades habitacionais.

As moradias deverão ser implantadas no loteamento Jardim Primaveras III, aprovado pelo Decreto Municipal nº 7.180/2025. O empreendimento será composto por 150 unidades imobiliárias, com lotes de, no mínimo, 160 metros quadrados, garantindo mais qualidade de vida, conforto e segurança às futuras famílias beneficiadas.

O prefeito Miguel Vaz destacou que a habitação segue entre as prioridades da gestão municipal e reforçou o compromisso de buscar parcerias para ampliar as oportunidades de acesso à casa própria.

“Temos trabalhado de forma permanente para criar oportunidades para que mais famílias realizem o sonho da casa própria. Essa parceria entre Município, Estado e Governo Federal demonstra o compromisso conjunto com a melhoria da qualidade de vida da população e com o desenvolvimento social de Lucas do Rio Verde”, ressaltou.

A construção do empreendimento ficará sob responsabilidade da Ilha Construtora e Incorporadora, empresa selecionada por meio de chamamento público realizado pela Prefeitura. Conforme as regras do programa federal, a contratação definitiva dependerá da aprovação do projeto pela Caixa Econômica Federal, responsável pela análise técnica, financeira e de enquadramento nas exigências do Minha Casa, Minha Vida.

O próximo passo do processo será justamente a tramitação e aprovação do projeto junto à Caixa Econômica Federal, etapa conduzida pela empresa responsável pelo empreendimento. Após a aprovação e assinatura do contrato, poderão ser iniciados os procedimentos para execução das obras.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, enfatizou que a habitação é um importante instrumento de inclusão social.

“Nos últimos anos, Lucas do Rio Verde avançou significativamente na oferta de moradias e seguimos trabalhando para ampliar esse acesso. Cada família contemplada conquista não apenas uma casa, mas também mais segurança, tranquilidade e perspectivas para o futuro. Essa nova parceria representa mais um passo importante para garantir dignidade às famílias que mais precisam”, afirmou.

As unidades habitacionais serão destinadas às famílias que atenderem aos critérios de renda estabelecidos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. A seleção dos beneficiários será realizada posteriormente pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, seguindo os critérios, requisitos e cronogramas definidos pela legislação vigente e por edital específico a ser divulgado futuramente.

Nos últimos anos, Lucas do Rio Verde tem avançado significativamente na ampliação do acesso à moradia, por meio de programas habitacionais e parcerias estratégicas com os governos estadual e federal. A previsão de mais 150 unidades habitacionais reforça o compromisso da gestão municipal em promover desenvolvimento com inclusão social, garantindo dignidade, segurança e mais oportunidades para as famílias luverdenses.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/09/2026 12:56

2º Festival Viva Lucas de Judô reúne mais de 300 atletas em Lucas do Rio Verde neste sábado (19)

Organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Associação Luverdense de Judô, o evento contou com a participação de judocas de Lucas, Sorriso e Ipiranga do Norte


18/09/2026 12:44

“O que a pressa não deixa você ver”: Guarda Civil Municipal intensifica ações de fiscalização e orientação durante a Semana Nacional do Trânsito

Iniciativa busca promover atitudes mais conscientes e responsáveis entre condutores, passageiros, ciclistas e pedestres


17/09/2026 16:35

Lucas do Rio Verde terá Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Programação será realizada de 21 a 25 de setembro, com palestra, ação de conscientização e Cinema Inclusivo


17/09/2026 16:19

Passeio Ciclístico Pedalando pela Vida será realizado em outubro

Evento terá sorteio de 20 bicicletas e cinco poupanças de R$ 500 do Sicredi


17/09/2026 11:49

Clara Lívia é escolhida como a nova Bebê Prefeita de Lucas do Rio Verde

Iniciativa faz parte das ações do Selo Unicef durante a Semana do Bebê


17/09/2026 07:49

Inscrições para Corrida Outubro Rosa/Novembro Azul abrem nesta quinta-feira (17)

Serão disponibilizadas 1.800 vagas para a prova, que acontece no dia 31 de outubro


17/09/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (17)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (19), na UBS Parque das Emas


16/09/2026 15:51

Lucas do Rio Verde avança na Jornada Selo Alimenta Cidades

Município já conquistou três selos da iniciativa e trabalha no levantamento de dados e na construção de estratégias para fortalecer a segurança alimentar


16/09/2026 10:32

Green School conclui 2ª turma e conecta jovens às potencialidades de Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Educação, em parceria com o Unilasalle, promoveu conhecimentos em agronegócio, sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e projeto de vida


16/09/2026 07:00

Lucas do Rio Verde avança no ensino da Matemática com a criação de Programa Municipal de Incentivo à Aprendizagem

Com a sanção da Lei nº 3.988, o município cria estrutura permanente para elevar o nível de proficiência da rede municipal de ensino


15/09/2026 13:32

Inscrições para o Processo Seletivo terminam amanhã (16)

Prova objetiva está prevista para o dia 27 de setembro