31/08/2026 16:15:44
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/15007/

Merendeiras de Lucas do Rio Verde participam de treinamento e testam receitas com carne ovina

Capacitação reuniu profissionais das 24 escolas da rede municipal e prepara a inclusão de novos pratos na merenda escolar
Por Ascom Prefeitura/Maiza Santos
17/07/2026 08:31

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)


Ajustar tamanho da fonte:

As merendeiras da rede municipal de Lucas do Rio Verde participaram, nesta semana, de um treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Educação. A capacitação reuniu profissionais das 24 escolas da rede para atualizar conhecimentos, trocar experiências e testar novas receitas que poderão integrar o cardápio da merenda escolar.

Durante o treinamento, foram preparados dois novos pratos: cordeiro com legumes e ragu de ovino. As receitas devem começar a ser servidas, de forma gradual, em algumas escolas no segundo semestre.

Segundo a secretária de Educação, Elaine Lovatel, além da formação técnica, o treinamento também é um momento de troca de experiências entre as profissionais. “A semana de treinamento com as merendeiras tem como objetivo acolher esses profissionais. É um momento em que elas se reencontram e participam de uma formação técnica, mas também de testes de novas receitas. Elas compartilham ideias, experiências e o setor de nutrição avalia a viabilidade de incluir esses preparos na merenda escolar.”

Neste ano, o trabalho da alimentação escolar de Lucas do Rio Verde ganhou destaque nacional. Duas merendeiras da rede venceram o Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, do FNDE, colocando o município como referência em Mato Grosso.

A nutricionista Viviane da Cruz explica que a carne de cordeiro será inserida aos poucos no cardápio para ampliar a variedade de alimentos oferecidos aos estudantes. “O objetivo é trabalhar a diversidade alimentar, oferecendo diferentes tipos de proteínas e novas experiências às crianças. A carne de cordeiro será implantada primeiro em algumas escolas e, além das receitas, também vamos desenvolver atividades de educação alimentar com os alunos.”

Quem participou da capacitação aprovou a novidade. A merendeira Marilene Salete Eschenato, da Escola Municipal São Cristóvão, acredita que as crianças vão gostar dos novos pratos.“Foi muito bom participar. É uma novidade para as crianças e a receita é bem fácil de fazer. A gente aprende coisas novas, troca experiências com as colegas e tenho certeza de que eles vão gostar quando esse prato chegar ao cardápio.”

Além de capacitar as equipes, a Secretaria Municipal de Educação vem investindo na melhoria contínua da alimentação escolar, priorizando alimentos de maior qualidade nutricional, ampliando a variedade dos cardápios e incentivando uma alimentação saudável desde os primeiros anos de vida. O objetivo é oferecer refeições equilibradas e, ao mesmo tempo, apresentar novos sabores e fortalecer a educação alimentar dentro das escolas.

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


31/08/2026 11:11

Cantarte 2026 movimenta praça do Parque das Emas com música e novos talentos

Festival reuniu 66 finalistas em nove categorias e distribuiu mais de R$ 40 mil em premiação


31/08/2026 08:00

Desfile Cívico de 7 de setembro será realizado na rotatória do Paço Municipal

Neste ano, o evento contará com a participação de três bandas escolares


30/08/2026 16:29

Lucas do Rio Verde inicia 16º Campeonato Municipal Sicredi/Martinello de Futebol Amador

Competição reúne 32 equipes em duas divisões e terá mais de R$ 46 mil em premiação


28/08/2026 12:43

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre licitação para construção do ginásio poliesportivo da Escola Marcelino

Empresas interessadas podem enviar suas propostas até às 8h, horário de Brasília, do dia 22 de setembro


28/08/2026 12:00

Fortalecimento da agroindústria: Prefeitura de Lucas apoia certificação de frigorífico de ovinos

Selo permite a comercialização de produtos em todo o território nacional


28/08/2026 10:41

Lucas do Rio Verde reúne mais de 200 mulheres na 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento teve palestras, rodas de conversa e debates sobre participação feminina, direitos e cidadania


28/08/2026 09:53

Prefeitura e SOS Animais discutem ações voltadas para a causa animal em Lucas

Intenção é viabilizar espaço para reabilitação e acolhimento temporário de animais em situação de abandono


27/08/2026 16:07

Sine de Lucas do Rio Verde amplia serviços com Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal

Agora, os cidadãos podem buscar o Sine para realizar a inscrição, atualização e regularização do CPF, além da inscrição, alteração de dados e status cadastral do CAEPF


27/08/2026 10:59

Mais de duas toneladas de ração são arrecadadas durante a Corrida de Inverno

Campanha promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer uniu incentivo à prática esportiva e solidariedade, com os donativos destinados a instituições que atuam na proteção animal em Lucas do Rio Verde


27/08/2026 10:57

Prefeitura inicia pavimentação asfáltica do bairro Colina Verde

Obra contempla 2,3 quilômetros de vias e atende a uma demanda aguardada pelos moradores da região


27/08/2026 10:40

Combate à dengue ganha reforço com a instalação das EDLs

Inicialmente, serão instalados 60 dispositivos, em pontos classificados pelo alto risco para a proliferação do mosquito