27/07/2026 04:05:41
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1800/

Farmácia Central beneficia mais de 4.500 pessoas com a distribuição de medicamentos gratuitos

Investimentos da Prefeitura de Lucas do Rio Verde garantem mais qualidade de vida aos pacientes, através do acesso aos remédios necessários e das orientações dos profissionais de saúde.
Por Ascom/Marcello Paulino
04/10/2011 14:58

(Foto: Ascom/Jaime Kuzniewski)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A certeza de poder retirar o medicamento gratuitamente na Farmácia Central é um alívio no orçamento da família, garante a dona de casa Maria Angélica Romani, 46. Segundo ela, somente com os remédios da filha, que são de uso contínuo, seriam gastos em média R$ 400 por mês, uma economia no orçamento.

A filha da dona de casa, é apenas uma das mais de 4.500 pessoas que são atendidas todos os meses pela Farmácia Central. Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde revelam que somente no mês de setembro foram distribuídos aproximadamente 178 mil medicamentos, beneficiando mais de 4 mil pessoas.

De acordo com a coordenadora do órgão, Fernanda Dotto, atualmente a farmácia dispõe de 146 tipos de medicamentos, incluindo quatro fitoterápicos e doze remédios de alto custo, que até pouco tempo atrás eram de responsabilidade do governo do estado.

Porém, segundo ela, para manter o estoque necessário e garantir atendimento de qualidade a população, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde investe todos os meses na compra de novos medicamentos. Boa parte com recursos do município.

A família da dona de casa Marli Van Dandoni, 41, também é beneficiada pelo Programa de Atenção Básica. Além dos medicamentos do marido, a dona de casa retira mensalmente os remédios de uso contínuo que a mãe, Salete Dandoni, 63, utiliza para controlar a pressão arterial.

Moradora do Bairro Rio Verde, Marli garante que a mãe frequenta a unidade de saúde I, faz consultas e exames a cada três meses para avaliar a evolução da doença e ainda participa dos encontros de hipertensos promovidos pela unidade. “O controle da pressão alta não esta somente em tomar os remédios, precisa cuidar da alimentação e outras coisas que ela aprende nas reuniões.”

Por mês, a Farmácia Central atende mais de 2.500 pessoas entre hipertensos e diabéticos. Além dos medicamentos, a Secretaria Municipal de Saúde também distribui gratuitamente aos 89 pacientes cadastrados como insulinodependentes os equipamentos para o controle da taxa de glicose no sangue (aparelho, filtro, lanceta, lancetador e a seringa). Uma iniciativa que facilita o acompanhamento da doença e ainda melhora a vida dos pacientes.

Segundo a coordenadora, todo esse trabalho, aliado a presença do profissional orientando sobre a forma correta de ingerir o composto têm trazido resultados importantes para o município. No caso dos diabéticos, a redução foi 35% no número de casos de internações por complicações da doença.

Porém, Fernanda ressalta ainda a importância das unidades básicas de saúde no acompanhamento direto dos pacientes. “É nas unidades que estabelecemos os primeiros contatos, que conhecemos as condições de vida de cada pessoa e que trabalhamos a prevenção as doenças.”

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)