27/07/2026 03:26:29
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1959/

Construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste entra em nova fase a partir de fevereiro

A previsão é iniciar a elaboração do projeto executivo em abril e conclui-lo até o final de 2012, para que no ano seguinte, as obras comecem efetivamente.
Por Ascom/Marcello Paulino
05/01/2012 11:37

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A previsão é concluir o Projeto Básico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) até o final deste mês, para que a partir de fevereiro sejam abertas as licitações para a contratação de empresa responsável pela elaboração do projeto executivo da obra, é o que revela Rafael Barros, engenheiro residente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, na cidade de Lucas do Rio Verde.

Segundo ele, a previsão é dar início a segunda etapa em abril e concluir a elaboração do novo estudo no máximo até o final de 2012, para que a partir de 2013, a obra comece efetivamente.

Diferente do projeto básico, o executivo apresenta informações mais detalhadas sobre o traçado da ferrovia. Barros explica que o estudo tem como base o trabalho de sondagem e análise topográfica da área e visa definir a localização final da obra.

Quando concluída, a Fico irá interligar as cidades de Campinorte em Goiás a Vilhena em Rondônia, passando por Lucas do Rio Verde e dezenas de outros municípios. Serão investidos R$ 6,4 bilhões na construção de 1638 quilômetros de ferrovia. Os recursos são do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

De acordo com o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, a ferrovia é uma das obras mais importantes para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso, por facilitar e reduzir os custos de logística para o escoamento da produção do Estado.

Estimativas apontam que depois de concluída, a ferrovia irá transportar aproximadamente 26 milhões de toneladas somente de grãos, com economia e agilidade significativas para todos os setores.

No entanto, os benefícios vão muito além da redução no custo de transporte e acesso mais rápido aos portos. “Com a ferrovia concluída, a região irá atrair grandes projetos e investimentos da iniciativa privada, gerando mais empregos e oportunidades para todos,” ressalta o prefeito.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)