01/03/2026 17:33:23
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1966/
(Foto: Ascom/Jaime Kuzniewski)
Até o final do próximo mês, todos os prédios públicos municipais de Lucas do Rio Verde deverão estar interligados através de um único sistema de comunicação que irá possibilitar o acesso a toda rede de informações da administração pública de qualquer unidade do município.
A novidade tecnológica não se restringe apenas aos prédios públicos localizados na área urbana, as unidades de saúde e escolas da zona rural também serão beneficiadas.
O secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira Junior ressalta que se para o poder público, o sistema garante mais controle sobre os gastos e transparência na aplicação dos recursos, para a população os benefícios também são significativos.
“Além da agilidade no atendimento, o profissional de saúde terá na tela do computador todo o histórico médico do paciente, incluindo os exames e os medicamentos dispensados na Farmácia Central, o que significa mais precisão no diagnóstico.”
Segundo o coordenador do Departamento de Tecnologia (TI) da prefeitura, Osvaldo Alves de Souza, 80% do projeto já foi implantado e a partir do próximo mês, quando estiver finalizado, Lucas do Rio Verde será o primeiro município de Mato Grosso e o quarto do País a trabalhar com o sistema de saúde totalmente interligado.
O projeto de comunicação vem sendo desenvolvido desde 2007, quando foram iniciados os primeiros levantamentos de custo e viabilidade do sistema. Porém, de acordo com o coordenador, somente a partir de 2009, entrou em fase de implantação com o planejamento das ações e a construção de torres de transmissão de dados nos distritos de Groslândia, São Cristovão e na Secretaria Municipal de Educação, a reforma da torre da prefeitura e a aquisição de servidores, ativos de rede e equipamentos de telecomunicação.
Souza revela que foram investidos pelo poder público aproximadamente R$ 350 mil. No entanto, quando estiver concluído, o sistema trará mais agilidade e segurança ao serviço e ainda economia de R$ 15 mil por mês aos cofres públicos.