02/03/2026 01:48:45
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2245/
(Foto: Ascom/Orlando Albuquerque)
Realidade nos grandes centros, como alternativa de prevenção e combate a criminalidade, o sistema de videomonitoramento vem ganhando adeptos também em cidades de pequeno e médio porte. Em Mato Grosso, Lucas do Rio Verde está prestes a ser o primeiro município com quase 100% da área urbana vigiada.
O projeto, que teve início no ano passado, foi apresentado a imprensa na manhã da última sexta-feira (10), pelo coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura, Osvaldo Alves de Souza, pelo presidente do Conselho Municipal de Segurança, Edu Pascoski e pelo prefeito Marino Franz.
Segundo o coordenador, a previsão é que em no máximo 30 dias, todos os equipamentos estejam funcionamento. Serão instaladas 12 câmeras, localizadas em pontos estratégicos da cidade. Cada equipamento tem alcance de 2.500 metros de raio, o que possibilita uma visão ampla de ruas e avenidas, 24 horas por dia, sete dias da semana.
Para que o projeto seja desenvolvido, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou todas as obras de infraestrutura, construiu torres e uma cabine de controle e monitoramento de imagens, onde todas as informações captadas serão analisadas e armazenadas.
Estão sendo investidos R$ 812,6 mil, sendo 60% dos recursos, oriundos do Ministério da Justiça e 40% do município. De acordo com o prefeito, o objetivo do sistema é reduzir os índices de criminalidade, permitir a tomada de atitudes preventivas diante das mais diversas ocorrências, dar condições para que os órgãos de segurança ajam de forma rápida em ações como acidentes de trânsito e furtos.
Em Campinas, interior do Estado de São Paulo, onde o sistema foi implantado desde 2008, os índices de criminalidade foram reduzidos significativamente. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, de junho de 2011 a maio de 2012 foram registrados 12 latrocínios, contra 19 entre junho de 2010 e maio de 2011.
Os crimes contra o patrimônio também apresentaram redução significativa em Campinas, nos cinco primeiros meses de 2012, principalmente os furtos e roubos de veículos. Até maio foram registrados 295 furtos e 135 roubos a menos na comparação com o mesmo período de 2011.
Em Lucas do Rio Verde, o projeto também contempla a capacitação, através de seminários e palestras, dos profissionais de segurança, professores, estudantes e sociedade civil organizada. O curso será realizado e dois dias, com a duração de 16 horas. O objetivo é preparar, principalmente, os agentes de segurança a fim de combaterem toda e qualquer forma de violência.