02/03/2026 02:52:58
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2282/

Comissão em Prol da Instalação da UFMT em Lucas do Rio Verde e reitora da universidade se reúnem na segunda-feira (01)

O encontro será para definir como serão desenvolvidos os cursos de graduação, no formato modular, que serão implantados já em 2013.
Por Ascom/Marcello Paulino
27/09/2012 09:34

(Foto: Jornal Folha Verde)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

O prefeito Marino Franz, a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, o professor Roberto Simões (Escola Estadual Dom Bosco), a estudante Letícia Cotta e a representante das escolas particulares Odite Alievi, todos membros da Comissão em Prol da Instalação do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde, se reúnem na segunda-feira (01) com a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli.

O encontro será para definir os detalhes da implantação de cursos modulares no município a partir de 2013. Os cursos serão definidos em audiência pública promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A data do evento ainda não foi definida, mas a previsão é que aconteça no mês de novembro.

Em contrapartida, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde se comprometeu em viabilizar o local e irá elaborar um projeto de lei disponibilizando no orçamento os recursos para custear a vinda e estadia dos professores.

A intenção, segundo o prefeito, é garantir o acesso dos jovens ao ensino superior até que tramite todo o processo e a UFMT esteja definitivamente instalada em Lucas do Rio Verde. “A implantação de cursos modulares é uma forma de antecipar a realização do sonho de cursar o ensino superior de milhares de jovens.”

Na última semana, os membros da comissão e o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) se reuniram com o responsável pelo ensino superior no País, o secretário Amaro Pessoa Lins. No encontro, Lins garantiu que os recursos para a implantação do campus serão disponibilizados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2013, para ser executada em 2014.

Em contrapartida, o poder público local viabilizou a área de dez hectares para a instalação da universidade e irá realizar todas as obras de acesso e rebaixamento de energia elétrica.

De acordo com o prefeito, a instalação de um campus da UFMT é uma conquista de toda sociedade, da Câmara Municipal e da bancada mato-grossense no Congresso Nacional, que sempre apoiou o município.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico