27/07/2026 01:49:57
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2288/

Sistema de videomonitoramento urbano começa a funcionar em Lucas do Rio Verde

Já foram instaladas 12 câmeras, mas a previsão é concluir a instalação dos outros quatro equipamentos, doados pela Brasil Foods, em no máximo 15 dias.
Por Ascom/Marcello Paulino
03/10/2012 08:31

(Foto: Ascom/Orlando Albuquerque)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Das 16 câmeras previstas, 12 já estão em funcionamento, 24 horas por dia e estão sendo monitoradas pelos agentes da Guarda Municipal de Trânsito. As outras quatro, doadas recentemente pela Brasil Foods, ainda estão sendo instaladas e a previsão é começar a funcionar em no máximo 15 dias.

De acordo com o comandante da Polícia Militar, major Marcos Vieira da Cunha, as expectativas são positivas em relação aos resultados do sistema. “ É uma ferramenta fantástica e irá garantir mais agilidade e rapidez no atendimento a população.”

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos do município, escolhidos após um estudo realizado pelo Conselho Municipal de Segurança e Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Cada equipamento tem alcance de 2.500 metros de raio, o que possibilita uma visão ampla de ruas e avenidas.

Segundo o secretário municipal de Gestão Pública, José Luiz Paetzold, o sistema de videomonitoramento é a última etapa de um projeto audacioso que contempla a interligação de todo o sistema com o envio de dados, voz, vídeo e o monitoramento em tempo real.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação, como é chamado o projeto, teve início em 2009 com estudos de viabilidade econômica e tecnológica e em seguida, com o início das obras de infraestrutura.

Até a instalação do sistema, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde investiu cerca de R$ 2.5 milhões na compra de equipamentos e construção de torres.

O prefeito Marino Franz explicou que o Plano Diretor foi elaborado para nortear todas ações e para que não houvesse desperdício de investimentos públicos. “Toda infraestrutura implantada, foi planejada para acompanhar o crescimento do município, com a possibilidade de aumentar para até 40 o número de equipamentos.”

Das 12 câmeras já instaladas, sete foram adquiridas através de convênio com o governo federal e cinco foram compradas pelo município. Somente na implantação do sistema foram investidos R$ 812,6 mil, sendo 60% dos recursos, oriundos do Ministério da Justiça e 40% do município.

Em relação aos resultados do sistema, o prefeito também afirmou que as expectativas são muito boas. Segundo ele, o monitoramento contribuirá para a redução dos índices de violência, inibirá o tráfico de drogas e ainda será utilizado no controle do trânsito. “O objetivo é dar uma resposta mais rápidas as diversas situações e isso quem ganha é a população.”

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)