26/07/2026 23:19:36
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2983/

2º Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável termina com a aprovação de 13 propostas

As proposições aprovadas e os delegados eleitos representarão os municípios da região na etapa estadual da conferência, marcada para o mês de agosto, em Cuiabá.
Por Ascom/Marcello Paulino
17/07/2013 09:05

(Foto: Ascom/Eder Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Autoridades, agricultores e representantes de entidades ligadas ao setor produtivo dos municípios da região se reuniram ontem (16), em Lucas do Rio Verde para discutir e levantar propostas que possam contribuir de forma participativa para a revisão do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

As discussões fazem parte da a 2º Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada em todo o Brasil, através de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, os estados e municípios.

Em Lucas do Rio Verde, foram aprovadas 13 propostas e eleitos seis delegados que irão representar os anseios dos agricultores da região na etapa estadual da conferência, marcada para os dias 8 e 9 de agosto, em Cuiabá.

Entre as propostas estão a garantia de acesso fácil as políticas públicas, investimentos na capacitação e criação de linhas de crédito exclusiva para as mulheres e o desenvolvimento de ações que incentivem a fixação dos jovens no campo.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Ildo Romancini, todas as propostas aprovadas são pertinentes a realidade da agricultura familiar no Brasil, que sofre com a falta de incentivo e a burocracia na busca por recursos. “Esperamos que as nossas proposições sejam aprovadas nas conferências estadual e nacional e que voltem ao campo, como medidas efetivas de apoio ao desenvolvimento do pequeno agricultor.”

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)