27/10/2026 07:31:30
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3853/

Descartado possível caso de hantavirose em Lucas do Rio Verde

Depois de ser medicado com Tamiflu, paciente poderá, inclusive, passar a Páscoa junto à família
Por Ascom/Flávia Freire
15/04/2014 16:57

(Foto: Ascom/Flávia Freire)


Ajustar tamanho da fonte:

Foi descartada, na tarde da última segunda-feira (14), a suspeita do possível segundo caso de hantavirose em Lucas do Rio Verde.

O paciente luverdense que estava internado na UTI de um hospital em Cuiabá desde o dia 4 de abril, com sintomas de hantavirose, por ter seu quadro estabilizado, no último domingo, foi medicado com o antiviral Tamiflu pelo infectologista por quem estava sendo acompanhado.  Rapidamente apresentou melhoras significativas, sendo retirado do balão de oxigênio e levado para o quarto.
 
“Vendo que o paciente se encontrava num quadro estável, o infectologista que está acompanhando o caso entrou com o Tamiflu, medicamento utilizado no tratamento de pacientes com suspeitas de H1N1 ou de síndrome gripal grave. A melhora foi imediata, ontem foi oficialmente descartada a possibilidade de hantavirose e hoje o pessoal da Vigilância Epidemiológica do Estado, entrou em contato conosco, e disse que há, inclusive a possibilidade do paciente passar a Páscoa com a família”, explicou a supervisora de Vigilância em Saúde, Barbara Marconi.
 
Agora, as investigações passam a ser direcionadas à H1N1 e não mais à hantavirose e uma vez que o Estado de Mato Grosso não faz esse exame, o resultado da coleta que foi feita na última sexta-feira (11), deverá demorar cerca de 45 dias para chegar aqui.

 “Não trata-se de um exame de sangue, é uma coleta da secreção nasofaringe, que pelo fato de não ser realizada aqui em nosso estado, é enviada para São Paulo. Mas mesmo tendo que esperar, nossas expectativas são as melhores, porque o nosso paciente está ótimo”, enfatizou Bárbara.  

“Temos aqui o dever de ratificar a importância à população, de todos que sentirem os sintomas de uma gripe, ou de uma virose, não se automedicarem. Procurem um PSF, pois quanto mais rápido for o tratamento, mais rápido será a cura e o tratamento será o adequado, o que é o mais importante”, finalizou, Barbara Marconi.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/10/2026 17:17

Lucas do Rio Verde publica resultado final do Edital de Premiação Cultura Viva  e fortalece a cultura comunitária com mais de R$ 154 mil

Resultado final do Edital nº 08/2026 foi publicado nesta segunda-feira (26); quatro iniciativas culturais do município foram contempladas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc


26/10/2026 15:07

Assembleias das cooperativas escolares fortalecem o protagonismo juvenil e a formação cidadã em Lucas do Rio Verde

Estudantes da rede municipal de ensino apresentam as principais ações e projetos realizados ao longo do ano de 2026


26/10/2026 14:54

Projeto Praça para Todos une parcerias para criar espaços mais inclusivos em Lucas do Rio Verde

Iniciativa reúne Secretaria de Esporte e Lazer, Unilasalle e Câmara de Vereadores


26/10/2026 14:45

Linha 600 do transporte coletivo adotará rota diferenciada a partir desta quarta-feira (28)

Ônibus fará novo trajeto, excepcionalmente, até 1º de novembro, devido à interdição no cruzamento da Avenida da Produção com a Avenida Vitória Régia


26/10/2026 14:09

SAAE reforça cuidados com contentores durante período de chuvas e intensifica manutenção em novembro

Autarquia orienta a população a manter as tampas fechadas após o descarte e amplia ações de manutenção, limpeza, substituição e adesivação dos equipamentos


26/10/2026 13:58

Ocorrências de perturbação do sossego crescem 10,5% em Lucas do Rio Verde

Levantamento da Guarda Civil Municipal aponta 1.756 registros em 2026, contra 1.589 no mesmo período de 2025; dados reforçam a importância da conscientização e do respeito ao sossego público


26/10/2026 13:33

Meio ambiente realiza plantio de mais de 60 mudas de árvores próximo ao Lago Harry Müller

As mudas foram disponibilizadas pelo IFMT e pela Ong Amibem


26/10/2026 10:50

Obras na BR-163: Avenida da Produção terá interdições para melhorias na drenagem

Serviços incluem substituição de tubulações para solucionar alagamentos recorrentes e exigirão bloqueios parciais e totais no trânsito entre 28 de outubro e 1º de novembro


26/10/2026 10:24

Atletas de BMX do Programa Viva Lucas conquistam sete pódios na Argentina

Antônio Chitolina se destacou em sua primeira competição internacional


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração