07/05/2026 18:56:45
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4261/

Saúde prepara programação especial para o Outubro Rosa

Os PSFs vão realizar ações em horários diferenciados voltadas à prevenção do câncer de mama
Por Ascom/Francieli Cela
01/10/2014 20:15

(Foto: Imagem ilustrativa)


Ajustar tamanho da fonte:

Visando estimular as mulheres a realizem exames preventivos de mama, a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial para outubro, mês em que é comemorado mundialmente a prevenção do câncer de mama.

Conhecido como Outubro Rosa, o movimento popular é internacionalmente conhecido pelo laço cor de rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento promove ações como palestras, mutirões de exames, distribuição de material informativo e orientações. Todas com o objetivo de alertar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, tratamento, reabilitação e apoio psicossocial, bem como ressaltar a relevância dos exames especializados e sensibilizar a população para contribuir para a erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.

A secretária de Saúde, Fernanda Dotto, destacou que realizar os exames preventivos é importante para o diagnóstico precoce, quando detectado no início, o câncer de mama tem mais chances de cura e facilidade no tratamento. “Todas as mulheres com mais de 40 anos ou com mais de 35 se houverem casos da doença na família, devem procurar as unidades de saúde para realizar o exame”.

Para facilitar o acesso ao exame, os PSFs preparam para esse mês ações especiais em horários diferenciados. Dentro das ações estão coleta de preventivo, vacinação, orientações preventivas, aferição de pressão arterial e avaliação antropométrica. Confira a programação:

Dia 03/10 – PSF VII – Jardim Primaveras, das 17h às 20h.
Dia 09/10 – PSF V – Pioneiro, das 17h às 21h.
Dia 09/10 – PSF IX – Rural, das 13h às 17h.
Dia 15/10 – PSF VIII – Bandeirantes, das 13h às 20h30.
Dia 15/10 – PSF X – Cerrado, das 17h às 20h.
Dia 17/10 – PSF I – Rio Verde, das 17h às 21h.
Dia 17/10 – PSF IV – Alvorada, das 17h às 21h.
Dia 23/10 – PSF VI – Jardim das Palmeiras, das 17h às 21h.
Dia 24/10 – PSF II – Rio Verde, das 17h às 21h.

Além dessa programação, a Secretaria de Saúde vai promover uma grande mobilização no Dia D da campanha, no dia 13 de outubro. A ação Vida Nova no Outubro Rosa, será realizada das 13h às 17h, na ASPM e contará com tarde da beleza (corte de cabelo, sobrancelha, unha) e ações preventivas (teste rápido de HIV e hepatites virais, aferição de pressão arterial, coleta de preventivo, autoexame da mama, vacinas e orientações preventivas).

E para encerrar a campanha, no dia 31 de outubro, o PSF X vai promover uma caminhada às 16h.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde


06/05/2026 17:06

Dr. Giorgio Trentin assume a supervisão da Atenção Primária à Saúde

O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (06), pelo secretário Welligton Souto


06/05/2026 16:16

Cerimônia de apresentação dos aprovados no Bolsa Atleta 2026 aconteceu nesta quarta-feira (06)

Programa contempla 12 modalidades esportivas em quatro categorias


05/05/2026 16:06

Atração de investimentos: Lucas do Rio Verde fortalece desenvolvimento econômico com novo complexo logístico

Grupo investiu mais de R$ 50 milhões e deve gerar 165 empregos diretos


05/05/2026 15:40

Número de participantes de corrida de rua cresce em Lucas do Rio Verde e registra recorde de inscritos em uma única etapa municipal

Corrida de outono, marcada para o próximo sábado (9), contará com a participação de 2.200 atletas