07/05/2026 20:59:59
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4340/

Saúde do homem: Novembro Azul é aberto para incentivar o publico masculino a cuidar melhor da saúde

Abertura da campanha foi feita nesse sábado (1º) na Secretaria Municipal de Obras com boa participar dos homens
Por Ascom/ Ley Magalhães
01/11/2014 17:48

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

As 06h30min da manhã de sábado o pátio da Secretaria Municipal de Obras já contava com mais de 400 homens que estavam dispostos a passar por uma série de exames, e participar das atividades de abertura da Campanha Novembro Azul. A campanha tem por meta a conscientização para à saúde do homem e principalmente para a prevenção ao câncer de próstata, a que tem maior índice entre o público masculino. O objetivo é de orientar sobre a importância do exame de toque retal e PSA (dosagem de um hormônio masculino) para diagnóstico da doença.


Durante todo o dia são desenvolvidas diversas atividades que permitem os exames rápidos como testes de HIV, Sífilis, e hepatite B e C. Também ficam a disposição o corte de cabelo e barba.  Os funcionários da Secretaria de Obras também foram brindados com sorteio de presentes.


Na abertura da campanha a enfermeira Dina Meureu que orientou sobre outras doenças muito comuns na população masculina como o alcoolismo, lembrou que “os homens não procuram cuidar da saúde com frequência e na maioria das vezes só vai ao médico quando há sintomas mais avançados de doenças”. Ela também completou que o exame para prevenção ao câncer de próstata é muito importante para que o diagnóstico precoce possa possibilitar o tratamento, pois 90% dos casos tem cura quando se procura ajuda mais cedo, e a doença ainda não está completamente instalada.  


Incidência do câncer de próstata
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. A constatação é que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame, segundo pesquisa do Inca.


De acordo com a pesquisa cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e um a cada 36 pode morrer da doença”, afirma a Secretária Municipal de Saúde Fernanda Dotto. De acordo com ela, “as campanhas de prevenção vão conscientizando também o público masculino quanto à prevenção, e toda nossa rede de atenção básica está preparada para este serviço durante o mês de novembro” finaliza Fernanda Dotto.


Durante o mês de novembro, tal como foi com o Outubro Rosa, haverá atividades diversas para levar informação aos homens quanto à prevenção de várias doenças. As equipes dos PSF´s de Lucas do Rio Verde também estão preparadas para o atendimento específico à população masculina.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde


06/05/2026 17:06

Dr. Giorgio Trentin assume a supervisão da Atenção Primária à Saúde

O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (06), pelo secretário Welligton Souto


06/05/2026 16:16

Cerimônia de apresentação dos aprovados no Bolsa Atleta 2026 aconteceu nesta quarta-feira (06)

Programa contempla 12 modalidades esportivas em quatro categorias


05/05/2026 16:06

Atração de investimentos: Lucas do Rio Verde fortalece desenvolvimento econômico com novo complexo logístico

Grupo investiu mais de R$ 50 milhões e deve gerar 165 empregos diretos


05/05/2026 15:40

Número de participantes de corrida de rua cresce em Lucas do Rio Verde e registra recorde de inscritos em uma única etapa municipal

Corrida de outono, marcada para o próximo sábado (9), contará com a participação de 2.200 atletas