09/04/2026 07:44:04
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4648/
(Foto: Ascom/Marcello Paulino)
Atletas de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Sapezal e Cuiabá participaram neste último fim de semana da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Natação realizada na Escola Municipal Caminho para o Futuro, em Lucas do Rio Verde. A etapa reuniu cerca de 250 atletas, sendo 98 da equipe Nós Podemos Nadar do município.
As disputas foram nas categorias mini mirim, pré-mirim, mirim, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior e máster, nas categorias A e B. Os atletas de Lucas do Rio Verde competiram apenas na categoria B.
O presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso, Harvey Brizola, relatou que há muitos anos a federação queria ter uma etapa do campeonato em Lucas, pois nenhum projeto social de natação do estado se compara a quantidade de atletas que Lucas do Rio Verde tem com Nós Podemos Nadar.
“O primeiro passo para lapidar atletas olímpicos é a inclusão social, é dar a oportunidade para todas as crianças, de todas as classes sociais, praticarem esse esporte, a consequência disso é a revelação de talentos. Hoje a quantidade de piscinas que tem em Lucas do Rio Verde com espaço para realizar um campeonato pela federação com todos os requisitos necessários nem Cuiabá tem. Lucas tem uma grande estrutura e um grande projeto social”, destacou Harvey.
O gerente de Cidade, Ramiro Azambuja, salientou que o Nós Podemos Nadar é o maior projeto de natação do estado, que tem a proposta da inclusão e participação social, é um projeto de elite que proporciona a todos o acesso à modalidade.
Atualmente o projeto Nós Podemos Nadar atende 1.500 pessoas por mês, com idades entre 6 e 70 anos. As aulas e treinamentos são realizados nas piscinas das escolas municipais Caminho para o Futuro, São Cristóvão, Olavo Bilac e Vinicius de Moraes.
O coordenador do projeto, Antônio João Vianna, mais conhecido como professor Janjão, evidenciou que é uma grande satisfação para o município receber uma etapa do campeonato estadual. “Já estamos estudando receber mais uma etapa no segundo semestre, pois é uma forma de incentivar os nadadores a participar do projeto”.
Na pontuação geral da categoria B, Lucas do Rio Verde conquistou o primeiro lugar com 1.325 pontos, seguido por Sapezal com 237,50 pontos, em terceiro Nova Mutum, com 22 e em quarto Sesi/Cuiabá, com 10 pontos.
Na categoria A, o primeiro lugar ficou com Brasil Dourado/Sorriso, com 1.511,50 pontos; em segundo Nova Mutum, com 821,50; em terceiro Sapezal, com 673; em quarto Sesi/Cuiabá, com 278; em quinto Ac. Golfinho Azul, com 240; e em sexto Ac. Medley, com 214 pontos.
A próxima etapa do estadual de natação será realizada em Sapezal, nos dias 20 e 21 de junho. O professor Janjão informou que para esta etapa o município levará mais de 80 competidores nas categorias A e B.