26/10/2026 19:46:07
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4726/

Gerente de Cidade Ramiro Azambuja participa de reunião sobre segurança no Bairro Bandeirantes

No encontro, promovido pela comunidade, foram discutidas medidas para reduzir os índices de criminalidade no bairro
Por Ascom/Marcello Paulino
21/05/2015 09:52

(Foto: Ascom/Marcello Paulino)


Ajustar tamanho da fonte:

O gerente de Cidade, Ramiro Azambuja participou na noite de ontem (19), na Escola Estadual Ângelo Nadin, de uma reunião sobre a falta de segurança pública no Bairro Bandeirantes.

O encontro foi promovido pela comunidade e contou com a participação do presidente da Associação de Moradores, vereador Gilson Gregório, do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Davi Paré, do diretor da escola, Fernando Zílio, da professora Marta Brizolla e de pais.

Durante a reunião, comunidade e poder público tiveram a oportunidade de expor as dificuldades e discutir iniciativas que podem ser tomadas para reduzir a criminalidade no bairro.

O gerente de Cidade, ressaltou que, infelizmente, o Governo do Estado não tem condições de aumentar o efetivo no município, daí a necessidade de a população se unir e buscar com o poder local, medidas caseiras.

“Se o Estado não tem condições, precisamos discutir com a população e buscar outras alternativas para minimizar o problema. O caminho é o envolvimento dos poderes públicos locais com a comunidade”.

Dois exemplos dessa parceria foram os programas, Vizinho Solidário e Comércio Solidário, implantados no ano passado nos bairros, Parque das Américas e Centro. Os projetos têm em comum, a participação efetiva da comunidade.

“São ideias simples, mas que integram os moradores, aproximam a população dos órgãos de segurança e o resultado foi a redução dos índices de criminalidade nos bairros”, ressaltou o gerente de Cidade.

Outra iniciativa são as bases de segurança comunitária, como as que já foram implantadas nos bairros, Téssele Junior, Parque das Américas e a localizada entre as escolas, Dom Bosco e Olavo Bilac, que ainda está em fase de construção.

Os locais funcionam como ponto de apoio para as policias Militar, Civil e também para a Guarda Municipal. A intenção é estar mais próximo da população, facilitar acesso aos serviços e garantir as orientações corretas.

O presidente do Conseg, Davi Paré, lembrou da necessidade de a população procurar os órgãos de segurança para registrar o fato por meio do boletim de ocorrência. Segundo ele, sem o registro, não existe ocorrência.

“Os órgãos de segurança planejam suas ações em cima de dados estatísticos. Se não há a ocorrência formalizada, é como se o fato não existisse e o efetivo é destinado para os bairros com maiores índices”.

A questão iluminação pública também foi lembrada pelo vereador Gilson Gregório. De acordo com  ele, em alguns pontos do Bairro Bandeirantes, existem lâmpadas queimadas e árvores que dificultam a iluminação.

Para resolver o problema a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está trabalhando para a substituição das lâmpadas convencionais por LED, mais econômicas e com maior alcance de iluminação. O projeto está em fase de licitação.

Ainda sobre a questão segurança no Bandeirantes, novas reuniões serão realizadas nos próximos dias.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/10/2026 17:17

Lucas do Rio Verde publica resultado final do Edital de Premiação Cultura Viva  e fortalece a cultura comunitária com mais de R$ 154 mil

Resultado final do Edital nº 08/2026 foi publicado nesta segunda-feira (26); quatro iniciativas culturais do município foram contempladas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc


26/10/2026 15:07

Assembleias das cooperativas escolares fortalecem o protagonismo juvenil e a formação cidadã em Lucas do Rio Verde

Estudantes da rede municipal de ensino apresentam as principais ações e projetos realizados ao longo do ano de 2026


26/10/2026 14:54

Projeto Praça para Todos une parcerias para criar espaços mais inclusivos em Lucas do Rio Verde

Iniciativa reúne Secretaria de Esporte e Lazer, Unilasalle e Câmara de Vereadores


26/10/2026 14:45

Linha 600 do transporte coletivo adotará rota diferenciada a partir desta quarta-feira (28)

Ônibus fará novo trajeto, excepcionalmente, até 1º de novembro, devido à interdição no cruzamento da Avenida da Produção com a Avenida Vitória Régia


26/10/2026 14:09

SAAE reforça cuidados com contentores durante período de chuvas e intensifica manutenção em novembro

Autarquia orienta a população a manter as tampas fechadas após o descarte e amplia ações de manutenção, limpeza, substituição e adesivação dos equipamentos


26/10/2026 13:58

Ocorrências de perturbação do sossego crescem 10,5% em Lucas do Rio Verde

Levantamento da Guarda Civil Municipal aponta 1.756 registros em 2026, contra 1.589 no mesmo período de 2025; dados reforçam a importância da conscientização e do respeito ao sossego público


26/10/2026 13:33

Meio ambiente realiza plantio de mais de 60 mudas de árvores próximo ao Lago Harry Müller

As mudas foram disponibilizadas pelo IFMT e pela Ong Amibem


26/10/2026 10:50

Obras na BR-163: Avenida da Produção terá interdições para melhorias na drenagem

Serviços incluem substituição de tubulações para solucionar alagamentos recorrentes e exigirão bloqueios parciais e totais no trânsito entre 28 de outubro e 1º de novembro


26/10/2026 10:24

Atletas de BMX do Programa Viva Lucas conquistam sete pódios na Argentina

Antônio Chitolina se destacou em sua primeira competição internacional


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração