09/05/2024 10:50:21

Assinatura de convênios marca inauguração da nova ala do Hospital São Lucas

Foram assinados o contrato de programa entre o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires e o Governo do Estado e o protocolo de intenção para compra de serviços de UTI do Hospital São Lucas
Por Ascom/Francieli Cela
16/12/2016 11:19

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)

Durante a inauguração da nova ala do Hospital São Lucas, na tarde de ontem (15), foi realizada a assinatura de dois documentos. Um entre o Governo do Estado de Mato Grosso e o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires para administração do Hospital Regional de Sorriso, e outro entre o Governo, Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Fundação Luverdense de Saúde para manutenção das UTIs.

O contrato de programa assinado entre o Governo do Estado e o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, visa repassar a administração do Hospital Regional de Sorriso ao consórcio. Dessa forma, o governo fica responsável pelo repasse financeiro e o consórcio pela execução dos serviços dentro do hospital.

O documento determina que o Estado repasse R$ 48 milhões por ano ao consórcio para fazer as contratações das equipes de trabalho (médicos, enfermeiros e demais profissionais) por meio de processo licitatório. Após assinatura, o consórcio terá o prazo de 60 dias para fazer as contrações e assumir efetivamente o Hospital Regional. O contrato tem duração de cinco anos.

O consórcio foi criado há um ano e meio e reúne os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

Na oportunidade também foi feita a assinatura de um protocolo de intenção para a compra de serviços de UTI. De acordo com o documento o Governo do Estado assume o compromisso de repassar recursos à Prefeitura de Lucas do Rio Verde para comprar o serviço da Fundação Luverdense de Saúde.

De acordo com o documento, quando o convênio for firmado, serão repassados R$ 720 mil por mês para serviços de 16 leitos de UTI. A previsão é que o convênio entre em vigor ainda este ano.

“Estas UTIs aqui darão suporte ao Hospital Regional de Sorriso e aos municípios da região. A ideia é que nós possamos fortalecer o hospital regional com o consórcio e os R$ 48 milhões e aqui com esses mais de R$ 700 mil por mês para UTI”, ressalta o governador Pedro Taques.

Segundo o prefeito Otaviano Pivetta, com a nova estrutura de saúde do município, a oferta de serviços será ampliada, e Lucas se tornará ainda mais referência em saúde. “Nós estamos deixando esse prédio e equipamentos pagos, não tem nada de dívida, estamos deixando parte dos recursos do custeio garantidos com esse convênio feito com o estado, e estamos deixando uma estrutura de serviços públicos de saúde que acho que nenhum município tem. Partindo da atenção básica com 100% de cobertura, e agora com a UPA e o Hospital com UTIs e bloco cirúrgico mais bem equipado do interior do Mato Grosso. Então cumprimos a nossa missão e compromisso de tornar Lucas um polo de serviços de saúde”.

Inauguração nova ala do Hospital São Lucas e entrega da UPA 24 Horas

A nova ala do Hospital São Lucas contempla 4.067 m², quase o dobro da estrutura atual, 2.480 m². São 20 leitos de UTI (10 adulto e 10 neonatal), 50 leitos de enfermaria, sete salas de cirurgia, centro de imagens e consultórios médicos.

Foram investidos aproximadamente R$ 16 milhões, entre a construção e a compra de equipamentos. Os recursos são oriundos do poder público municipal e de entidades.

Além da nova ala, também foi entregue o prédio da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas. São aproximadamente 1.000 m², divididos em recepção, emergência, classificação de risco, leitos de observação e exames.

Foram investidos R$ 2.7 milhões, sendo 80% recursos do governo federal e 20% contrapartida do município. A unidade deve entrar em funcionamento a partir de janeiro de 2017.

Fotos:

09/05/2024 10:39

Inscrições abertas para oficina de compostagem

A capacitação é para equipe e alunos das unidades escolares

09/05/2024 09:00

Prazo para pagamento da segunda cota do IPTU 2024 termina na sexta-feira (10)

Desconto de 30% inclui dedução de grama, desconto para chácaras urbanas, passeio público e energia solar

08/05/2024 09:37

Assistência Social e Senac abrem vagas de cursos gratuitos

As inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social

08/05/2024 09:13

Mais 10 contribuintes luverdenses foram premiados no sorteio do Emplaca Lucas