02/05/2024 08:38:06

4º Fórum Regional da Agricultura Familiar reúne produtores e estudantes

Durante o evento foram assinados diversos convênios e parcerias entre a prefeitura, empresas e instituições
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
24/03/2017 16:11

(Foto: Ascom Prefeitura/Tarsila Borges)

O 4º Fórum Regional da Agricultura Familiar foi realizado nesta manhã (24) durante o Show Safra BR 163, na Fundação Rio Verde. O evento reuniu estudantes, pesquisadores e pequenos produtores.

O fórum tem o objetivo de levar mais informações para o agricultor familiar, permitindo o crescimento da produção por meio de novas tecnologias. Dentro da programação do fórum estavam palestras sobre cultivo protegido, hidroponia, credito rural e emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf.

De acordo com o feirante José Denis França, eventos como o fórum contribuem muito para o aprendizado e evolução do produtor. “Acho muito gratificante e importante, mesmo com tudo que a gente faz ainda não sabemos tudo e procuramos melhorar, acho muito importante esses eventos porque a gente aprende muitas coisas. A gente quer colocar na mesa da população um produto de qualidade, por isso procuramos formações como essa para aprendermos mais”.

O prefeito Luiz Binotti ressaltou que a administração municipal continuará investindo em projetos voltados ao pequeno produtor. “Não podemos esquecer da agricultura familiar que é tão importante, por isso hoje é um dia especial em que o poder público está dedicando, juntamente com a Fundação, um dia especial para atender os agricultores familiares, para criar opções, para verificar em que podemos ajudar, no que o poder público pode contribuir com a agricultura familiar”.

Com a proposta de fortalecer a agricultura familiar, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde aproveitou a oportunidade para realizar a assinatura de diversos convênios e parcerias que vão viabilizar novos projetos.

Foram assinadas parcerias com Rotary Club, Coodeagri, Empaer, CoperRede, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Laboratório Solo Certo, Fundação Rio Verde, Embrapa, Empaer, Faculdade La Salle, IFMT de Lucas do Rio Verde, Fundação Abrinq e Syngenta.

Segundo o secretário de Políticas Agrícolas do Mapa, Neri Geller, a agricultura familiar fortalece a economia do município. “A prefeitura e a Secretaria de Agricultura estão de parabéns por movimentar também a agricultura familiar, principalmente aqui no município que é muito forte e principalmente no Estado de Mato Grosso. Fazer um evento como o Show Safra em que se discute inovação tecnológica e se discute linhas de crédito, plano safra que beneficia agricultura de médio e grande porte, é muito bom trazer pra dentro também a agricultura familiar. É o que precisa ser feito, promover a integração”.

Geller também destacou que o ministério está investindo e incentivando projetos que beneficiam o pequeno produtor como recursos para abatedouros comunitários, maquinários, regularização fundiária e construção de feiras, como o projeto da construção de um Mercado do Produtor para Lucas do Rio Verde, no valor de R$ 900 mil, que está em tramite.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, salientou que o projeto para este novo Mercado do Produtor na Praça da Liberdade já foi cadastrado no Mapa e está em andamento aguardando os tramites finais para iniciar a obra, além de projeto para construção de abatedouros para as comunidades rurais.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

30/04/2024 19:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega reforma e ampliação de escola; investimento é de mais de R$ 3.1 milhões

Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello atende 700 alunos do 1º ao 5º ano