29/04/2024 08:58:38

1º Encontro Municipal sobre Responsabilidade Ambiental está acontecendo hoje (06) na Prefeitura

Semana do Meio Ambiente está sendo comemorada de 03 a 11 de junho
Por Ascom Prefeitura/Josi Pegoraro
06/06/2017 10:56

(Foto: Ascom Prefeitura/ Tarsila Borges)

Na manhã de hoje (06), foi realizada a abertura do 1º Encontro Municipal sobre Responsabilidade Ambiental, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento é alusivo a Semana do Meio Ambiente que está sendo comemorada de 03 a 11 de junho com várias ações voltadas a preservação do meio ambiente.

Segundo o secretário da pasta, Márcio Albieri, o início das atividades foi na Faculdade La Salle, oportunidade em que ministraram palestra sobre Logística Reversa aos acadêmicos. No sábado (03), aconteceu a limpeza do Rio Verde, soltura de alevinos e plantio de mudas, em parceria com os Amigos do Rio Verde e a Associação Luverdense de Imprensa (ALI).

“Promovemos a 1ª Corrida Noturna e a Ecorridinha que reuniu cerca de 1.200 participantes. Foi realmente um sucesso por ser a nossa primeira corrida que vai entrar para o calendário de eventos do município”, disse o secretário.

Além disso, a equipe da secretaria distribuiu mudas de árvores nativas e frutíferas durante pit stop nas rotatórias do município e pretende, por meio das palestras promovidas para comerciantes e comunidade, explanar sobre a responsabilidade ambiental.

“A legislação é clara e o município vai cobrar sobre as situações em que não acontece a logística reversa nas empresas. Queremos tentar levar soluções, resolver esses problemas junto com a comunidade, aprimorando o conhecimento para que os mesmos coletem lâmpadas, pilhas, entre outros produtos, que devem ser devolvidos ao fabricante para evitar a poluição do meio ambiente”, concluiu.

Confira as palestras que seguem até o final da tarde de hoje:

- Licenciamento Ambiental e Logística Reversa – Pâmela L. Barbosa e Felipe de Sá Palis - técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;'

- Destinação final de resíduos em aterro sanitário e sua correta separação - engenheira sanitarista Renata Grasel – Sanorte;

- Destinação ambientalmente correta de seus resíduos recicláveis e contaminados – João Luiz Abrahão - diretor do Grupo Canaã Norte Resíduos;

- Aproveitamento de resíduos – Sandro Scarabelot – Alternativa Gestão Ambiental;

- Gestão de resíduos no município de Lucas do Rio Verde – João Nunes (Saae) Patrícia Heintze (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente).

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol