27/07/2026 08:44:11
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/617/

LUCAS RECEBERÁ PELA QUINTA VEZ O PRÊMIO ''GESTOR EFICIENTE DA MERENDA ESCOLAR''

Nos últimos dois anos foram investidos quase R$ 1 milhão/ano para a alimentação escolar em Lucas do Rio Verde em parceria com o Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educaciona
Por Ascom
10/11/2009 15:41

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

 

O município de Lucas do Rio Verde receberá pela 5ª vez o prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar” no próximo mês, em Brasília. Entre 1.095 municípios inscritos, 25 deles receberão a premiação que será entregue pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, no dia 09 de dezembro.
 
A merenda escolar muitas vezes é a principal ou até mesmo a única refeição de milhões de crianças carentes em todo o país. Este fator reforça a necessidade de buscar na criatividade e na boa aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, a garantia de que a alimentação escolar cumpra seu papel social.
 
Em Lucas do Rio Verde a produção do alimento escolar pode contar com o Centro de Produção que foi idealizado para produzir alimentos saudáveis que servem de suporte para que as refeições fornecidas diariamente nas escolas da rede municipal de ensino tenham mais qualidade e nutrientes necessários para o desenvolvimento físico dos alunos.  
 
O projeto desenvolvido no Centro de Produção está voltado para o plantio de mandioca, couve, pimentão, cenoura, beterraba, abóbora, verduras entre outros, que são utilizados para diversificar e enriquecer a alimentação escolar nas escolas municipais. Lá também são produzidas as carnes de porco, frango e gado que abastecem as escolas, além de 120 dúzias de ovos por semana que são utilizados na Padaria Escolar para a confecção de pães, bolos, bolachas e macarrão que são servidos nas refeições escolares.
 
O acompanhamento de nutricionistas e auxiliares garante a qualidade de uma das melhores merendas escolares do país. Atividades de educação alimentar são desenvolvidas pelas escolas e contam com palestras e orientações dadas pela nutricionista. Os alunos que necessitam de cuidados especiais na alimentação são avaliados e atendidos na equipe multiprofissional da Secretaria de Educação para a adequação de sua alimentação na escola garantindo a eles o direito de acesso ao alimento no período em que estiverem estudando.
 
Além deste trabalho uma equipe do Conselho de Alimentação Escolar – CAE acompanha regularmente, por meio de visitas in loco, os mercados e as escolas para verificar a qualidade e aparência dos produtos destinados à produção da merenda.
 
Um cardápio diversificado e elaborado pela nutricionista, para atender as necessidades nutricionais dos alunos, é estruturado dentro da semana da seguinte maneira: dois dias de comida incluindo os alimentos básicos como arroz, feijão, macarrão, fubá, legumes, frutas e verduras, um dia de frutas, um dia de pão com carne, doce ou margarina acompanhado de leite, chá ou suco natural e um dia da semana servido lanche oriundo da padaria escolar, como bolacha, bolo, cuca ou bisnaguinha, acompanhados de iogurte, leite, suco ou chá.
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:56

Prefeitura entrega documentário, acervo expositivo e decreto que reconhece Festa de São Cristóvão como Patrimônio Cultural Imaterial

Com as ações, governo municipal concluiu a Devolutiva do Inventário Participativo da celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:48

Move Lucas estreia com programação esportiva e atividades para toda a família

Primeira edição do evento já passa a integrar o calendário esportivo do município.


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora