09/05/2026 15:13:56
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6251/

Prefeito recebe secretário e equipe da Sejudh

Em pauta, assuntos relacionados ao CDP e à fábrica de blocos
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
16/03/2018 17:34

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, recebeu nesta sexta-feira (16) o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso (Sejudh-MT), Fausto José Freitas da Silva, o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, e o superintendente regional, João Fernandes. O objetivo da reunião foi debater sobre as demandas de Lucas do Rio Verde, especialmente com relação ao Centro de Detenção Provisória.

Também participaram do encontro, os diretores de Desenvolvimento Humano, Günter Stechert, e de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Alexandre William de Andrade, o juiz Hugo José Freitas da Silva, os defensores Gonçalbert Torres de Paula e Danilo Augusto, o presidente da OAB-LRV, Eduardo Villela, o diretor do CDP de Lucas do Rio Verde, José Ronaldo Frutuoso, e a presidente do Conselho da Comunidade, Marcela Santana Miranda.

O destaque entre os assuntos debatidos ficou para a parceria entre o Poder Executivo Municipal, Poder Judiciário e entidades em desenvolver o projeto da fábrica de artefatos de concreto, que funciona anexo ao CDP e conta com mão de obra dos reeducandos. Atualmente, são cerca de 35 pessoas trabalhando no local. “O trabalho feito em Lucas do Rio Verde é referência e merece ser replicado. Não é só segregar, mas ressocializar. É romper o círculo vicioso da criminalidade, pois o índice de reincidência dos reeducandos da fábrica, que ganham liberdade, é baixíssimo”, disse Fausto.

Durante a reunião, as autoridades também conversaram sobre novos projetos e apresentaram as deficiências atuais do sistema, como falta de efetivo, superlotação do CDP e a ausência de bloqueadores de sinal de celular. O centro abriga 283 reeducandos em um espaço para 144. “Hoje, são cerca de 11.500 presos para cerca de 6.500 vagas no estado, porém estamos construindo novas unidades e ampliando outras para poder atender toda demanda carcerária”, explicou o secretário Fausto.

Com relação ao efetivo, o gestor da Sejudh destacou que “há previsão de oito profissionais aprovados no último concurso para Lucas do Rio Verde e o planejamento prevê chamamento para abril, cursos específicos e previsão de trabalho para julho”.

O prefeito Luiz Binotti agradeceu a visita do secretário da Sejudh e equipe e ressaltou a importância do município fazer parte da parceria para melhorar a segurança pública da cidade. “Além das parcerias com as instituições de segurança, criamos a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito para auxiliar nesse trabalho. Temos necessidades e deficiências, mas acredito que devagar buscamos resolver os problemas do nosso município”, enfatizou Binotti.

 

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde