03/05/2024 03:37:20

5º Fórum da Regional da Agricultura Familiar foi realizado nesta sexta-feira (23)

O fórum tem o objetivo de levar mais informações para o agricultor familia
Por Ascom Prefeitura
23/03/2018 15:01

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (23), o 5º Fórum Regional da Agricultura Familiar. O evento aconteceu na Fundação Rio Verde durante o Show Safra BR163. O encontro é promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O fórum tem o objetivo de levar mais informações para o agricultor familiar, permitindo o crescimento da produção por meio de novas tecnologias e técnicas de cultivo.

O Fórum contou com a presença do secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller, representantes do Governo do Estado, Empaer, Embrapa, prefeitos da região, estudantes e agricultores familiares.

O prefeito Luiz Binotti pontuou que sua origem e de muitos produtores rurais da região é a agricultura familiar. “Acredito que a maioria aqui dos grandes produtores de Lucas e região vieram da agricultura familiar. Muitos municípios são oriundos de reforma agrária, da agricultura familiar, Lucas do Rio Verde é um deles, Itanhangá, Ipiranga e tantos outros. A grande maioria dos alimentos ou quase todos são produzidos pela agricultura familiar e é extremamente importante que o poder público apoie essas pessoas que fazem a agricultura familiar acontecer. E na minha gestão, estou procurando fazer tudo que é possível para que os agricultores familiares de Lucas do Rio Verde e também da região se sintam amparados pelo poder público, e aquilo que for possível a gente fazer junto com o secretário, junto com toda equipe da prefeitura, nós estamos fazendo”, destacou Binotti.

O secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, durante o discurso apresentou diversos projetos e investimentos realizados pelo MAPA para o município. “Estamos iniciando a construção do Mercado do Produtor, foi assinado convênio também do Suasa que descentraliza a inspeção sanitária, possibilitando ao pequeno produtor poder abater seu frango e suíno e depois vender na feira, e muitos outros projetos que beneficiam a agricultura familiar”, explicou Geller.

A programação do 5º Fórum Regional da Agricultura Familiar contou com as palestras “Criação de pequenos animais”, com Natasha Caminha, da Empaer, “Mandioca: cultura e agroindustrialização”, com Lindelzi Lima, da Empaer e “Cooperando para o desenvolvimento local”, com Walter Heck.

O agricultor familiar Anselmo Perin ressaltou que as palestras são de grande auxílio para os pequenos produtores. “Eu acho que a prefeitura está dando um apoio muito grande pra agricultura familiar, o prefeito, o Marcio Albieri, com essa equipe toda aí, a agricultura familiar de Lucas do Rio Verde mudou, deu uma virada que deu pra perceber que vai reanimar esses agricultores para ficarem na agricultura familiar”, destacou.

Edenize Perin, filha do Anselmo e também agricultora familiar, evidenciou que o comprometimento de toda família é o segredo para o sucesso da empresa. “Meu pai é a vitalidade do negócio, os filhos se envolverem e a atividade ser viável pra isso, é o futuro. O que vai ser da produção de alimentos se nós jovens não nos envolvermos na produção, não nos envolvermos nas atividades dos nossos pais? O que está entravando hoje, não só na questão nossa, da nossa família, como de outras, é justamente essa questão dessas barreiras de leis e normas que precisam ser vencidas, e que eventos como esse vêm tratando e a prefeitura vem buscando e tá trazendo um apoio bem bacana nesse sentido”, disse.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

02/05/2024 16:27

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Mais de 400 competidores participam do estadual, sendo 120 deles do município