25/07/2026 17:42:47
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6378/

Saúde mental é tema de formação para servidores municipais

Participam da capacitação agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem e equipes de atendimento psicossocial
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
09/05/2018 15:04

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Identificar as demandas de saúde das famílias antes mesmo de chegarem aos PSFs. Este é um dos importantes papéis dos agentes comunitários de saúde (ACS), que atuam diretamente nas casas dos luverdenses. Integrantes das equipes das unidades, estes profissionais são capacitados para atender e observar todo o conjunto de pessoas inseridas nas comunidades.

E para aprimorar ainda mais os atendimentos, os ACSs e também os técnicos em enfermagem e equipe do Nasf de Lucas do Rio Verde estão participando de uma formação sobre saúde mental.

A assistente social e coordenadora de Saúde Mental da região do Teles Pires, Anisângela Campos, destaca que a capacitação é fundamental para que os profissionais possam identificar com mais propriedade os casos e debater o que é possível fazer para melhorar sua atuação e os cuidados em relação a saúde mental. Segundo ela, as equipes de saúde da família são a porta de entrada dos munícipes, são os que acolhem os pacientes para atendimento.

“O foco é trabalhar a questão da saúde mental, abordagens e cuidados aos usuários do sistema de saúde e os que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. Os agentes têm papel fundamental, entram nas residências, realizam orientação, têm contato direto com as famílias. O objetivo é verificar como realizar esse cuidado com os pacientes, quais as possibilidades que eu tenho como profissional de saúde na minha unidade e no meu território de realizar esse cuidado, seja numa abordagem, acolhimento, escuta qualificada. É um processo de reflexão para o trabalho de cada um e da equipe em si, questionar como estamos trabalhando, quais são as dificuldades e as ações a serem realizadas”, comentou Anisângela.

Para o agente comunitário de saúde, Marcos Leiva, a formação é importante, pois com conhecimento torna-se mais fácil o processo de identificação dos problemas, especialmente psicológicos. “É muito legal da parte da gestão investir na capacitação dos agentes, porque somos nós que estamos à frente com a população, tudo que acontece, os moradores passam para nós agentes de saúde, os problemas, as dificuldades e deficiências, e nós transmitimos essas informações até a unidade, ao médico e enfermeiro, e aí para o gestor, para que o problema venha a ser resolvido. É preciso focar na prevenção e não no atendimento curativo, pois o que a gestão quer é que os pacientes não cheguem doentes até a unidade, mas que possam viver uma vida sadia dentro de casa, no meio da família”, disse.

Além da formação desta semana, os profissionais também participarão de outra etapa. “São dois momentos, primeiro trabalhar a reforma psiquiátrica, conceitos, ferramentas de cuidado para os profissionais. E o segundo momento, durante as duas próximas semanas, os profissionais vão realizar atividades de dispersão a serem apresentadas nos dias 29 e 30, na presença da gestão”, completou Anisângela.
 
Serviço
Se você sofre com algum tipo de problema de saúde ou conhece alguém que precisa de ajuda, entre em contato com o agente de saúde do seu bairro, procure um PSF ou ainda encaminhe a solicitação pelo telefone da Ouvidoria, 0800 646 4004.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)