28/04/2024 10:43:03

Panfletagem marca o dia D da campanha de Combate ao Abuso Sexual

O ‘dia D’ da campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi marcado por um pit stop nas principais avenidas da cidade
Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
18/05/2018 10:27

(Foto: Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão)

O ‘dia D’ da campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado nesta sexta-feira (18), foi promovido pela Assistência Social em Lucas do Rio Verde, por meio de um pit stop nas principais avenidas da cidade, com a entrega de panfletos informativos sobre a campanha.

Com a colaboração da Guarda Municipal, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) e da primeira-dama Rafaela Frizzo, o pit stop mobilizou vários motoristas que passavam pelas vias. A secretária da pasta, Lucileide Gurka falou da necessidade de ampliar o conhecimento da população quanto ao tema.

“É extremamente importante a conscientização e participação da sociedade na campanha, haja visto, que temos muitos casos que não chegam até nós, porque a família fica resistente e a campanha tem essa finalidade, que é defender os direitos das nossas crianças e adolescentes e protegê-los, pois queremos cidadãos conscientes sem traumas”, destacou a secretária.

Durante todo o mês de maio, a campanha realizou rodas de conversas em escolas e Postos de Saúde, panfletagem, palestras com psicólogos nas escolas e brincadeiras com as crianças abordando o tema de forma lúdica. A campanha, segue até o dia 28 de maio e o objetivo é conscientizar a população quanto aos cuidados com as crianças e adolescentes.

A primeira-dama, falou da necessidade da família em reconhecer possíveis casos de abusos, e o quanto a figura da mãe é importante para dar voz às crianças abusadas.

“Os pais precisam ficar de olho em seus filhos, mesmo sabendo que muitos casos acabam acontecendo dentro da própria casa, e a mãe tem o poder de ajudar e não pode ser negligente, tem que dar atenção quando o comportamento do filho muda, é necessário denunciar”, alertou Rafaela.

O Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) recebe denúncias pelo disk 100 e o Conselho Tutelar pelo (65) 99935-8459.

A campanha é realizada em todo o país pelos órgãos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes que buscam conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol