09/05/2026 18:33:43
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/645/

PASSEATA MARCA DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS EM LUCAS

Além da realização desta passeata, a equipe do PSF VI e da Pastoral também esteve presente na missa de domingo onde distribuíram as fitinhas vermelhas e convidaram a população para a participação da m
Por Ascom
01/12/2009 10:46

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

 

Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Internacional de Luta contra a Aids, doença que atinge mais de 33 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas - ONU.
 
É com este intuito que a Pastoral da AIDS de Lucas do Rio Verde juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde por meio do PSF VII do bairro Primaveras, realizou hoje, 01, pela manhã, uma passeata saindo da Avenida Paraná, contornando a Praça dos Migrantes e encerrando no Supermercado Del Moro.
 
Os participantes carregaram faixas explicativas, entregaram fitinhas vermelhas significando o combate a AIDS além de folder educativo e foram acompanhadas pelo carro de som com áudio orientativo sobre a prevenção da doença.
 
Durante uma parada na Praça dos Migrantes, o secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira Junior, explicou um pouco sobre a doença e citou os dados referentes ao município.
 
A AIDS é causada por um vírus conhecido como HIV - Vírus da Imunodeficiência Humana. A transmissão do HIV se faz pelas vias sexuais e sangüíneas, ou seja, secreção vaginal, esperma e sangue. Algum tempo após o contágio, pode surgir a doença cuja forma mais adiantada vem a ser a AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
O vírus HIV não é transmitido pelo contato casual cotidiano (copos, talheres, banheiro, toalhas, piscina, beijo na boca, transportes coletivos, picadas de inseto etc). Não existe grupo de risco para a AIDS, a doença pode atingir qualquer pessoa. Não existe hoje uma vacina para prevenção do HIV.
 
A contaminação pelo HIV se dá através de: relação sexual desprotegida, contato direto com sangue (usuários de drogas injetáveis), transmissão de mãe para filho na gravidez, parto ou amamentação, transfusão de sangue e derivados contaminados (em locais onde não há controle nos bancos de sangue).
 
Para evitar o contágio a informação é uma importante aliada para a prevenção, não compartilhar agulhas e seringas, fazer somente sexo seguro, usar preservativo masculino ou camisinha feminina em todas as relações sexuais com penetração, evitar o contato direto da mucosa da boca com secreções do pênis ou vagina, tratar a mãe HIV positiva durante a gestação e no momento do parto para evitar que ocorra transmissão para o filho.
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde