hamid.soltani
Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Internacional de Luta contra a Aids, doença que atinge mais de 33 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas - ONU.
É com este intuito que a Pastoral da AIDS de Lucas do Rio Verde juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde por meio do PSF VII do bairro Primaveras, realizou hoje, 01, pela manhã, uma passeata saindo da Avenida Paraná, contornando a Praça dos Migrantes e encerrando no Supermercado Del Moro.
Os participantes carregaram faixas explicativas, entregaram fitinhas vermelhas significando o combate a AIDS além de folder educativo e foram acompanhadas pelo carro de som com áudio orientativo sobre a prevenção da doença.
Durante uma parada na Praça dos Migrantes, o secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira Junior, explicou um pouco sobre a doença e citou os dados referentes ao município.
A AIDS é causada por um vírus conhecido como HIV - Vírus da Imunodeficiência Humana. A transmissão do HIV se faz pelas vias sexuais e sangüíneas, ou seja, secreção vaginal, esperma e sangue. Algum tempo após o contágio, pode surgir a doença cuja forma mais adiantada vem a ser a AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
O vírus HIV não é transmitido pelo contato casual cotidiano (copos, talheres, banheiro, toalhas, piscina, beijo na boca, transportes coletivos, picadas de inseto etc). Não existe grupo de risco para a AIDS, a doença pode atingir qualquer pessoa. Não existe hoje uma vacina para prevenção do HIV.
A contaminação pelo HIV se dá através de: relação sexual desprotegida, contato direto com sangue (usuários de drogas injetáveis), transmissão de mãe para filho na gravidez, parto ou amamentação, transfusão de sangue e derivados contaminados (em locais onde não há controle nos bancos de sangue).
Para evitar o contágio a informação é uma importante aliada para a prevenção, não compartilhar agulhas e seringas, fazer somente sexo seguro, usar preservativo masculino ou camisinha feminina em todas as relações sexuais com penetração, evitar o contato direto da mucosa da boca com secreções do pênis ou vagina, tratar a mãe HIV positiva durante a gestação e no momento do parto para evitar que ocorra transmissão para o filho.