25/07/2026 16:57:15
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6550/

Secretaria de Saúde explica passo a passo para utilização do prédio da UPA

Lucas do Rio Verde tem cumprido uma série de exigências por parte do Ministério da Saúde.
Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
26/07/2018 18:02

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

Desde a assinatura do decreto 9.380/2018, que autoriza os municípios a readequarem os prédios construídos com recursos do Governo Federal, Lucas do Rio Verde tem cumprido uma série de exigências por parte do Ministério da Saúde.

Na tarde dessa quinta-feira (26) o secretário de saúde, Rafael Bespalez e a secretária-adjunta, Vivian Fávaro, acompanhados da supervisoda da Média e alta complexidade, Tatiane Andrade Lima, explicaram o passa a passo para que o município possa utilizar o prédio e implantar o Posto Central no local.

“Após a divulgação do decreto fizemos todo um levantamento jurídico, item por item, para interpretarmos corretamente e saber o que podíamos ou não fazer. Entregamos uma proposição para mudança de objeto ao Conselho Municipal de Saúde, já passamos para a CIR [Comissão Intergestores Regional] que é a esfera regional e também já passamos na CIB [Comissão Intergestores Bipartite] pelo colegiado estadual. Tudo o que podíamos fazer na parte burocrática, nós fizemos. Sabemos que é moroso, sim, mas neste momento nós não temos a autorização do Ministério da Saúde para utilizar o prédio para outro tipo de serviço de saúde” explicou a secretária-adjunta.

O secretário Rafael, esclareceu que não há por parte da Prefeitura de Lucas do Rio Verde ineficiência ou falta de comprometimento e que todos os trâmites estão sendo realizado sem ônus para o município.

“Esse decreto autoriza que seja utilizado, porém na saúde quem esteve ou está na saúde, sabe que todo o serviço para que ele funcione ou seja habilitado, necessita de uma portaria do Ministério da Saúde, que vai especificar como vai ser realizado esse serviço. E essa portaria para Lucas do Rio Verde não foi publicado ainda, então não é desculpa, não é ineficiência, não é falta de comprometimento da equipe da secretaria de saúde ou da prefeitura de Lucas do Rio Verde que a gente não quer fazer o serviço, se hoje entrarmos teremos de devolver o recurso de quase R$ 3 milhões ao Governo Federal.

O prédio onde seria a Unidade de Pronto Atendimento em Lucas do Rio Verde foi entregue em dezembro de 2016 e possui aproximadamente 1.000 m², divididos em recepção, emergência, classificação de risco, leitos de observação e exames.  Na época foram investidos R$ 2.7 milhões, sendo 80% recursos do governo federal e 20% contrapartida do município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde aguarda a publicação da portaria para regulamentar o decreto.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)