28/05/2026 12:06:10
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/661/

Lucas é premiado na categoria valorização das merendeiras

Por Ascom
26/10/2007 09:31
Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Município mato-grossense é o único premiado em todas as edições do prêmio, instituído em 2004 pela ONG Ação Fome Zero. Premiação ocorreu ontem, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


 
O prefeito Marino Franz, de Lucas do Rio Verde, recebeu ontem (quinta) das mãos do ministro da Educação Fernando Haddad o “Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar” na categoria ‘Valorização das Merendeiras’. Lucas do Rio Verde é o único município do Brasil premiado em todas as edições do prêmio, que foi instituído em 2004. 
 
 

Na edição deste ano, 751 municípios de todo o país se inscreveram, sendo que apenas 25 foram premiados. 
 
 

O prêmio é uma iniciativa da ONG Ação Fome Zero destinado a avaliar, selecionar e divulgar boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o objetivo de destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do PNAE, disseminando assim essas boas práticas como forma de incentivo a outros gestores.
 
 

De acordo com a ONG, a merenda escolar é a principal ou às vezes a única refeição de milhões de crianças carentes em todo o país, por isso a necessidade de buscar, na criatividade e boa aplicação dos recursos do PNAE a garantia de que a merenda escolar cumpra seu papel social.
 
 

“Temos um conselho verdadeiramente atuante e este é mais um prêmio à capacitação dos profissionais e à sua dedicação para fazer com que a merenda escolar de Luca do Rio Verde seja mais uma forma de respeito e valorização dos nossos alunos”, ressalta o prefeito Marino Franz.
 

 
As ações inovadoras em Lucas do Rio Verde, responsáveis pela premiação do município, são, principalmente, a aplicação de 100% dos recursos destinados para a merenda escolar e investimento de recursos próprios; cultivo de hortas escolares para o complemento da alimentação; implantação de padaria escolar, que produz os pães consumidos pelos alunos; e garantia da participação da sociedade no Conselho Municipal de Merenda Escolar.
 
 

O PRÊMIO:
Os critérios da Ação Fome Zero para a avaliação dos melhores desempenhos são quatro: desempenho financeiro; eficiência nutricional; participação social; e desenvolvimento local. 
 
 

O indicador desempenho financeiro considera os dados relativos ao valor do recurso transferido pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação - FNDE, à complementação financeira feita pela prefeitura e outras fontes, e ao custo médio das refeições.
 

 
A composição do indicador eficiência nutricional leva em conta as quantidades de energia e nutrientes dos cardápios enviados pelos municípios e a composição qualitativa destes cardápios.  A equipe de nutrição, a forma de fornecimento da merenda, e o projeto de educação alimentar nas escolas também são considerados na composição do indicador. 
 

 
Participação social é um indicador que quer aferir o grau de envolvimento dos conselhos de alimentação escolar na gestão da merenda e para isso são computados os dados que falam na composição e na estruturação do conselho e na atuação dos conselheiros.
 

 
Já o indicador de desenvolvimento local pretende averiguar o fornecimento de alimentos provenientes de produtores locais, e possíveis programas municipais de incentivo ao pequeno produtor vinculados ao PNAE que trazem desenvolvimento à região.
 
 

PREMIAÇÃO:
A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta, 25, às 12h30, em Brasília, durante almoço comemorativo com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva - presidente de honra da Ação Fome Zero, de ministros de Estado e outras autoridades, além de empresários associados à Ação Fome Zero.
 
 

As categorias de premiação só foram reveladas durante a cerimônia.
 
 

A Ação Fome Zero é uma aliança de empresas e empresários que tem sede em São Paulo e nasceu em 2003. Tem como missão estimular ações e políticas integradas junto à sociedade civil, para o desenvolvimento de programas sociais com enfoque na segurança alimentar e nutricional da população.

 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


28/05/2026 10:09

Jovens líderes em formação: encontro de cooperativas escolares capacita alunos da rede municipal

Estudantes participaram de oficinas voltadas à liderança, comunicação e educação financeira


28/05/2026 07:47

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (28)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (30), na Central de Regulação


28/05/2026 07:31

Prefeitura realiza audiências públicas para prestação de contas e debate do Plano Diretor nesta quinta-feira (28)

Eventos acontecerão na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, a partir das 17h, e serão transmitidos de forma on-line


27/05/2026 12:10

Entrega da nova sede da UPC ampliará atendimentos de castração em Lucas

Mais de seis mil animais já foram castrados no município desde 2022


27/05/2026 09:59

Prefeitura reforça ações para organizar fiação aérea e garantir mais segurança em Lucas do Rio Verde

A ação será executada pela Energisa ao longo de todo o ano


27/05/2026 08:54

Implantação do contorno rodoviário recebe apoio unânime durante audiência na ALMT

Autoridades estaduais, ANTT, concessionária e lideranças políticas defenderam implantação do contorno como medida essencial para segurança, mobilidade e futuro do município


26/05/2026 16:45

Curso gratuito de Assistente de Recursos Humanos abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 1º de junho e as vagas são limitadas


26/05/2026 16:37

BMX de Lucas do Rio Verde domina 2ª etapa do Campeonato Mato-grossense em Sorriso

Atletas da Escolinha Viva Lucas conquistaram 13 títulos, 12 vice-campeonatos e 9 terceiros lugares, consolidando o município entre os destaques do BMX Estadual


26/05/2026 14:49

Educação que amplia fronteiras: ensino de inglês ganha força nas escolas municipais de Lucas do Rio Verde

Projetos desenvolvidos no contraturno escolar fortalecem a aprendizagem do idioma; um deles já gerou reconhecimento em olimpíada brasileira


26/05/2026 08:44

Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam índices para Paralimpíadas Escolares Nacionais

Equipe Viva Lucas/APLRV garantiu pódio em todas as provas disputadas durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa


25/05/2026 17:10

Nova sede da Unidade Permanente de Castração será entregue nesta quarta-feira (27)

Espaço ampliará a capacidade de atendimento e oferecerá mais conforto à comunidade e aos animais