07/05/2024 04:22:31
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/661/

Lucas é premiado na categoria valorização das merendeiras

Por Ascom
26/10/2007 09:31
Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Município mato-grossense é o único premiado em todas as edições do prêmio, instituído em 2004 pela ONG Ação Fome Zero. Premiação ocorreu ontem, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


 
O prefeito Marino Franz, de Lucas do Rio Verde, recebeu ontem (quinta) das mãos do ministro da Educação Fernando Haddad o “Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar” na categoria ‘Valorização das Merendeiras’. Lucas do Rio Verde é o único município do Brasil premiado em todas as edições do prêmio, que foi instituído em 2004. 
 
 

Na edição deste ano, 751 municípios de todo o país se inscreveram, sendo que apenas 25 foram premiados. 
 
 

O prêmio é uma iniciativa da ONG Ação Fome Zero destinado a avaliar, selecionar e divulgar boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o objetivo de destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do PNAE, disseminando assim essas boas práticas como forma de incentivo a outros gestores.
 
 

De acordo com a ONG, a merenda escolar é a principal ou às vezes a única refeição de milhões de crianças carentes em todo o país, por isso a necessidade de buscar, na criatividade e boa aplicação dos recursos do PNAE a garantia de que a merenda escolar cumpra seu papel social.
 
 

“Temos um conselho verdadeiramente atuante e este é mais um prêmio à capacitação dos profissionais e à sua dedicação para fazer com que a merenda escolar de Luca do Rio Verde seja mais uma forma de respeito e valorização dos nossos alunos”, ressalta o prefeito Marino Franz.
 

 
As ações inovadoras em Lucas do Rio Verde, responsáveis pela premiação do município, são, principalmente, a aplicação de 100% dos recursos destinados para a merenda escolar e investimento de recursos próprios; cultivo de hortas escolares para o complemento da alimentação; implantação de padaria escolar, que produz os pães consumidos pelos alunos; e garantia da participação da sociedade no Conselho Municipal de Merenda Escolar.
 
 

O PRÊMIO:
Os critérios da Ação Fome Zero para a avaliação dos melhores desempenhos são quatro: desempenho financeiro; eficiência nutricional; participação social; e desenvolvimento local. 
 
 

O indicador desempenho financeiro considera os dados relativos ao valor do recurso transferido pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação - FNDE, à complementação financeira feita pela prefeitura e outras fontes, e ao custo médio das refeições.
 

 
A composição do indicador eficiência nutricional leva em conta as quantidades de energia e nutrientes dos cardápios enviados pelos municípios e a composição qualitativa destes cardápios.  A equipe de nutrição, a forma de fornecimento da merenda, e o projeto de educação alimentar nas escolas também são considerados na composição do indicador. 
 

 
Participação social é um indicador que quer aferir o grau de envolvimento dos conselhos de alimentação escolar na gestão da merenda e para isso são computados os dados que falam na composição e na estruturação do conselho e na atuação dos conselheiros.
 

 
Já o indicador de desenvolvimento local pretende averiguar o fornecimento de alimentos provenientes de produtores locais, e possíveis programas municipais de incentivo ao pequeno produtor vinculados ao PNAE que trazem desenvolvimento à região.
 
 

PREMIAÇÃO:
A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta, 25, às 12h30, em Brasília, durante almoço comemorativo com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva - presidente de honra da Ação Fome Zero, de ministros de Estado e outras autoridades, além de empresários associados à Ação Fome Zero.
 
 

As categorias de premiação só foram reveladas durante a cerimônia.
 
 

A Ação Fome Zero é uma aliança de empresas e empresários que tem sede em São Paulo e nasceu em 2003. Tem como missão estimular ações e políticas integradas junto à sociedade civil, para o desenvolvimento de programas sociais com enfoque na segurança alimentar e nutricional da população.

 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/05/2024 17:11

“Nós Podemos Nadar” é campeã na segunda etapa do estadual de natação

Foram dois dias de muita competição na Escola Municipal Caminho para o Futuro


06/05/2024 16:43

Sorteio de maio da campanha Emplaca Lucas será nesta terça-feira (7)

Campanha incentiva o primeiro emplacamento ou transferência de veículos para Lucas do Rio Verde


06/05/2024 15:34

UBS Rio Verde segue atendendo em horário estendido nesta semana

Para ser atendido o paciente precisa portar documento com foto e carteira vacinal


06/05/2024 10:27

Administração Pública disponibiliza novas licitações

Os editais podem ser conferidos no site


06/05/2024 09:14

Jogos escolares e jogos estudantis movimentaram Lucas do Rio Verde

As equipes de handebol e futsal masculino conquistaram primeiro lugar na competição


06/05/2024 08:51

Três cursos do Ser Família Capacita em Lucas do Rio Verde estão com inscrições abertas

Cursos de Eletricista de Instalações Prediais, Operador de Computador e Assistente Administrativo iniciam dia 14 de maio no Senai


06/05/2024 08:00

Declaração Anual do Simples Nacional deve ser entregue até 31 de maio pelos MEIs

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde oferece apoio aos empreendedores no momento da declaração


06/05/2024 07:37

Inscrições para 4º Festeco foram prorrogadas até 10 de maio

Escolas interessadas devem preencher o formulário on-line de inscrição


03/05/2024 19:34

Sonho da casa própria: Mais de 100 famílias luverdenses recebem terreno e dão pontapé inicial para construção do "Sonho Meu"

Projeto habitacional faz parte do programa municipal "Ser Luverdense Habitação"


03/05/2024 18:00

Prefeitura divulga resultado do edital cultural Circula Lucas

Selecionados devem comparecer na Secretaria para assinatura do Termo de Compromisso Cultural


03/05/2024 17:00

Nova data: Mutirão Ambiental do CAR Digital acontecerá de 20 a 24 de maio em Lucas do Rio Verde

Produtores rurais do município e das cidades de Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso devem agendar o atendimento online