29/03/2024 04:30:28

CMDCA faz entrega de recursos do FIA a instituições do município

No total, foram destinados R$ 210 mil a seis projetos
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
06/12/2018 16:13

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

Foi realizada nesta manhã (06), na Casa dos Conselhos, a cerimônia de entrega dos recursos financeiros do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas.

Os projetos, inscritos pelas OSCs, passaram pelos critérios propostos no Edital nº 01/2018, do Fundo para Infância e Adolescência. No total, foram destinados R$ 210 mil aos projetos para beneficiar as instituições que trabalham com crianças e adolescentes.

O valor, destinado às instituições, é resultado da soma de doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, feitas por pessoas Física e Jurídica, por meio do Imposto de Renda ou diretamente ao Fundo. A seleção dos projetos foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

A presidente do CMDCA, Guiomara Marchiori, destacou a importância deste momento para o conselho. “Hoje é um marco no nosso CMDCA, porque a distribuição de R$ 210 mil para essas seis instituições, representa muito, é um valor que será bem aplicado nestes projetos. Esse valor é resultado da doação das pessoas no Imposto de Renda que ao invés de ir para outro lugar, vai ficar aqui no município, beneficiando nossas crianças. Contamos com o apoio para que no ano que vem as doações sejam ainda maiores”.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Lucileide Gurka, este é um momento ímpar. “Este é um momento único porque quando nós assumimos a secretaria e lançamos essa campanha, o intuito, primeiro era que as crianças e adolescentes de Lucas do Rio Verde tivessem um atendimento especial, e para isso acontecer é necessário favorecer as OSCs da cidade para que elas tenham um recurso financeiro para executar o seu trabalho com qualidade. A gestão tem essa preocupação e essas OSCs receberam esse recurso. Para o próximo ano vamos trabalhar para que mais empresas e pessoas tenham esse comprometimento de garantir esse recurso para nossas crianças”.

Para a primeira-dama Rafaela Frizzo, independente do valo repassado, é um grande auxílio para as OSCs. “Nossa intenção é trabalhar arduamente para que esses recursos possam chegar a estas associações e conselhos para que desenvolvam suas ações. Por isso, os empresários precisam se conscientizar para que destinem parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal, e assim, será possível beneficiar mais projetos da nossa cidade”.

O presidente da Associação dos Contabilistas de Lucas do Rio Verde, Marcos Tomazin, relatou que com essa cerimônia de entrega e divulgação dos valores é uma forma de dar transparência ao processo e também de incentivar que mais pessoas façam a destinação. “Para nós é uma grande satisfação uma grande honra poder participar de um projeto dessa magnitude, desse tamanho, encampado pela Prefeitura, Assistência Social e pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente. É uma honra e a gente sabe também que isso depende muito do nosso empenho, da classe dos contabilistas, Associação dos Contadores para que o projeto se desenvolva de em prol da sociedade luverdense”.

Um dos projetos beneficiados é o Projeto Social Bombeiros do Futuro. Segundo o Tenente Gustavo Correia, “esse recurso é essencial para nosso projeto Bombeiros do Futuro, sem ele não conseguiríamos realizar. Não tem como mensurar uma vida sendo mudada, porque eu tenho certeza que as crianças que participam do Projeto Social Bombeiros do Futuro, não entrarão no mundo do crime, serão bons cidadãos. Em 2018, atendemos 100 crianças em duas edições. E com esse recurso que fomos contemplados será possível realizar uma edição do projeto no ano que vem”.

Confira os projetos contemplados:

•          Associação de Artes Marciais – Projeto “Guerreiros do Futuro” - valor R$ 30.000,00

•          Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE – Projeto “Pessoas com Deficiência – Desenvolvimento e Qualidade de Vida” - valor R$ 30.000,00

•          Associação É Possível Ser Feliz – Projeto “Aprender” - valor R$ 40.000,00

•          Associação Luverdense de Natação - Projeto “Nós podemos Nadar” - valor R$ 40.000,00

•          Associação Obras Sociais Reviver – Projeto “Aprender 2ª Edição” - R$ 40.000,00

•          Associação Terapêutica Portal da Sobriedade – Projeto “Bombeiros do Futuro” - valor R$ 30.000,00

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios

28/03/2024 14:00