24/10/2026 18:53:44
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6948/

Terceirizados da Educação recebem boas vindas e esclarecimentos sobre o trabalho

Reuniões serão trimestrais para melhorar o relacionamento, aumentar a motivação e reduzir a rotatividade
Por Ascom Prefeitura/ Educação - Neri Malheiros
21/01/2019 14:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

Os trabalhadores terceirizados que prestam serviço de limpeza predial nas unidades da rede municipal de ensino participaram de uma reunião na tarde da última sexta-feira, 18, no Auditório dos Pioneiros, onde ganharam as boas vindas da secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.

A volta às atividades será no próximo dia 23, e durante o encontro também puderam esclarecer dúvidas a respeito da relação trabalhista.

Ao saudar os trabalhadores, a secretária destacou que as 17 escolas municipais de Lucas do Rio Verde atendem mais de 10 mil estudantes e que a organização e limpeza são aspectos que logo chamam a atenção de quem chega a qualquer uma das unidades. Ela ainda lembrou que, com certeza, alguns desses alunos são filhos de mulheres ali presentes e que elas, como mães, sabem que devem ter um olhar de zelo por tudo aquilo que se passa ao redor.

“O trabalho de cada um de vocês tem uma enorme importância para a Secretaria. Mais do que os cuidados com a limpeza e manutenção do ambiente escolar, é preciso ter um olhar especial, pois vocês convivem com os nossos alunos no dia a dia e podem contribuir para que as nossas crianças sejam mais bem cuidadas e educadas”, ressaltou De Marco.

Contratados pela Cooper Vale, o grupo formado por 90 auxiliares de serviços gerais primeiramente ouviu as explanações feitas pelo representante da área jurídica da cooperativa, Alexandre Eduardo Barbosa Simões, que tratou de questões ligadas ao vínculo empregatício, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e forneceu explicações acerca das responsabilidades do cargo e dos direitos e deveres de cada um.

Responsável pela fiscalização do cumprimento do contrato de trabalho dos terceirizados, o assessor administrativo da Secretaria Municipal de Educação, Wellington Coelho, se dirigiu aos presentes para falar sobre a qualidade do serviço prestado, o relacionamento no ambiente de trabalho, a recente implantação da alternância do local de atividade e ainda para reforçar a necessidade do uso de EPIs durante a prestação de serviço.

“Esta foi a primeira vez que realizamos esse tipo de reunião para deixar claro o quanto eles são importantes para o bom funcionamento das escolas. De agora em diante, a proposta é fazer reuniões trimestrais para acompanhar o andamento do trabalho em todas as unidades, ouvir o que têm a dizer e com isso tentar reduzir a alta rotatividade.”

Segundo Coelho, a transferência de escola foi feita com todo cuidado para que o trabalhador fique mais próximo de sua residência e essa é mais uma medida tomada para contornar conflitos internos, evitar acomodação e baixar o índice de rotatividade do pessoal contratado. “O fato de serem ouvidos e poderem esclarecer dúvidas sobre forma de pagamento do salário, horas trabalhadas, descontos, recesso, folga e outros itens do contrato deverá contribuir para melhorar a motivação e o grau de comprometimento”, avaliou.

Para encerrar a reunião, o coordenador de equipe da Cooper Vale, Alex Sandro de Andrade, falou sobre sua atribuição em relação aos contratados e agradeceu a iniciativa e a participação do grupo.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração


23/10/2026 09:01

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas terminam hoje (23)

A seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027


23/10/2026 08:40

Projeto de parque linear na transformação da BR-163 em avenida coloca Lucas do Rio Verde entre os selecionados em programa nacional

Município receberá assistência técnica especializada para qualificar proposta; iniciativa integra projeto Cidade Presente na Amazônia


22/10/2026 16:42

Saae orienta beneficiários da Tarifa Social sobre atualização cadastral anual

Cadastro deve ser atualizado a cada 12 meses; procedimento pode ser feito presencialmente ou pelos canais de atendimento da autarquia


22/10/2026 07:48

Obras na BR-163: supressão de palmeiras terá intervenção na Avenida da Produção nesta sexta-feira (23) em Lucas do Rio Verde

Serviço será realizado a partir das 21h pela Nova Rota do Oeste, com isolamento de acostamento próximo ao Posto Sabiá, a partir das 15h, para garantir a segurança durante os trabalhos


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026