hamid.soltani
Um grupo de alemães da Associação Evangélica de Agricultores do Estado de Württemberg, na Alemanha, foram recebidos agora a pouco pelo prefeito Marino Franz, no saguão da Prefeitura para conhecer os diferentes modelos agrícolas, a produção e os projetos relacionados a preservação do meio ambiente.
A comitiva que já visitou Nova Mutum é integrada por agricultores, engenheiros agrônomos, nutricionistas e técnicos e tem o objetivo de conhecer os diversos modelos agrícolas praticados no Brasil, o lugar e a forma de produção de alguns gêneros que importam para a Alemanha, a competitividade da agricultura brasileira, o conceito brasileiro de produção e uso de agrocombustíveis, a política agrária implantada pelo governo brasileiro e suas dificuldades, bem como a realização prática do programa Fome Zero.
A Associação é uma agremiação privada e quer fortalecer a paisagem agrícola no Sul da Alemanha. Conta com cerca de 1.000 famílias associadas e foi criada em 1948 pela Igreja Evangélica de Württemberg em parceria com agricultores para buscar orientação na Alemanha destruída do pós-guerra. Realiza seu objetivo por meio de programas de formação e de orientação nos diferentes setores da vida humana.
Coloca grande peso nas perguntas éticas do tempo relacionadas ao uso da terra e à sustentabilidade da produção de alimentos. Mantém um Centro Educacional próprio, tem 38 grupos de trabalhos regional, coordena um serviço de assistência de gerenciamento agrícola e organiza apoio a famílias de agricultores em situação de emergência e sofrimento. Recebe apoio da Igreja Evangélica do Governo de Baden-Württemberg.
Além de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, o roteiro de viagem que deve ser cumprido até o dia 5 de fevereiro, inclui Brasília, Francisco Beltrão no Parará, e Rio de Janeiro.
Está à frente da comitiva o pastor brasileiro Sílvio Meincke, que mora em Schwäbisch, na Alemanha. Logo na chegada ele explicou que a Associação Evangélica de Agricultores é uma entidade privada que tem entre os seus objetivos contribuir para o fortalecimento da paisagem agrícola no Sul da Alemanha.