09/05/2026 00:39:16
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7060/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança aplicativo para o cidadão com oferta de diversos serviços

O munícipe poderá fazer solicitações via aplicativo e ter acesso a informações da prefeitura
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
13/03/2019 17:19

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde lançou nesta quarta-feira (13) mais um canal de comunicação via internet com a população. A partir de hoje, além do site institucional (www.lucasdorioverde.mt.gov.br) e da rede social Facebook (facebook.com/prefeituradelucasdorioverde), os luverdenses poderão solicitar serviços do poder público e obter informações por meio de um aplicativo de celular.

O “Lucas Cidadão” oferece 46 serviços divididos em 13 categorias. Com o aplicativo é possível solicitar serviços relacionados a infraestrutura, saúde, meio ambiente, água e esgoto, segurança e serviços urbanos, como iluminação pública, trânsito, transporte público, além de informações sobre as secretarias municipais e ouvidoria.

Entre os serviços, é possível relatar uma lâmpada queimada ou acesa durante o dia, poluição sonora, um estabelecimento sem alvará ou sem acessibilidade, vazamento de água, entulho em calçada ou via pública, maus tratos com animais, queimadas, placas de sinalização, pontos de ônibus, atendimentos de saúde, e outros. No campo ‘Ouvidoria’ também é possível fazer denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios.

O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais IOS e Android. “Basta o munícipe acessar a loja de aplicativos de seu celular, digitar o nome ‘Lucas Cidadão’, fazer o download do aplicativo e começar a utilizar”, explica o supervisor do Departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura, Luiz Barbosa.

As manifestações, como são chamadas todas as demandas do app, podem ser feitas a partir de um cadastro ou de forma anônima. No aplicativo há espaço para escrever sobre o problema ou sugestão que deseja enviar, localização e ainda fotos ou vídeos curtos. As solicitações enviadas pelos usuários do aplicativo serão recebidas por equipes específicas de cada categoria.

“Ao fazer a manifestação, o usuário vai receber um número de protocolo e poderá acompanhar o andamento da solicitação através de uma linha do tempo, onde constam dia e horário do envio da demanda, resposta do setor responsável, bem como tempo de resolução ou ainda interação com a equipe específica daquela categoria. Inclusive, as manifestações podem ser feitas quando o usuário estiver sem internet, o protocolo será gerado normalmente, e aí quando ele conectar o celular na internet, as informações serão enviadas ao sistema”, informou Luiz.

A secretária municipal de Administração, Andressa Frizzo, destacou que o desenvolvimento do aplicativo surgiu de um desafio lançado pelo prefeito Luiz Binotti à equipe de Tecnologia da Informação e objetiva aproximar ainda mais o cidadão luverdense do poder público. “Hoje é muito comum acessar todas as necessidades pelo celular, desde as crianças até os de mais idade utilizam o celular pra tudo, por isso a necessidade da prefeitura também se atualizar e oferecer isso ao cidadão. É uma forma mais rápida de comunicação entre a população e o poder público”, enfatizou Andressa.

De acordo com a secretária, “o aplicativo foi desenvolvido totalmente pela equipe da Tecnologia da Informação sem custos ao município com compras de serviços desse aplicativo”.

Além do aplicativo, as manifestações também podem ser feitas via site da prefeitura (www.lucasdorioverde.mt.gov.br) no menu Fala Cidadão, clicando no ícone Portal Lucas Cidadão. http://cidadao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/opcoes_acesso.php

IOS: https://itunes.apple.com/br/app/lucascidad%C3%A3o/id1440520469?mt=8

Android: https://play.google.com/apps/testing/br.gov.mt.lucasdorioverde.cidadao

 

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde