27/07/2026 08:23:14
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/708/

EDITAL PARA ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES É LANÇADO

O edital completo está afixado no mural da Prefeitura e de outros órgãos públicos e instituições para conhecimento dos candidatos interessados.
Por Ascom / Marianne Büttner
26/01/2010 15:13

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, anunciou hoje de manhã, 26, a abertura do edital de convocação para a eleição dos conselheiros tutelares para o triênio 2010/2013.

 
Além de efetuar sua inscrição juntamente com a entrega de diversos documentos que comprovem requisitos para o atendimento ao cargo, o candidato terá que passar por uma prova escrita e posteriormente pela eleição.
 
O requerimento de inscrição e a entrega dos documentos poderão ser realizados no período de 09 a 15 de fevereiro, das 07h00 às 11h00 e das 13h30 às 17h30, exceto sábado, que será somente das 07h00 às 11h00, na sede do Instituto Padre João Peter, situado à avenida Espírito Santo, nº 600-E, bairro Rio Verde.
 
A prova escrita será realizada em 19 de fevereiro, das 19h30 às 22h30, na Escola Municipal Olavo Bilac, para teste de habilitação de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Após o resultado da prova, a ser divulgado em 24 de fevereiro, o candidato aprovado, com 50% de acerto na prova, passará pelas eleições em 28 de março, das 8h00 às 16h00, na Câmara Municipal.
 
“A partir do resultado da prova, o candidato terá um mês para divulgação de sua campanha”, explica Ivanilde Rigo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
Todos os eleitores do município de Lucas do Rio Verde poderão votar, mediante a apresentação do título de eleitor e de documento oficial com foto. Serão eleitos os candidatos com maior número de votos válidos, sendo cinco conselheiros e cinco suplentes.
 
Dentre outros requisitos para candidatura para conselheiro tutelar está reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residência no município há mais de dois anos, ensino fundamental completo e um ano de atividades ligadas ao atendimento de crianças e adolescentes.
 
Além disso, Ivanilde Rigo ressalta que, para o cargo de conselheiro tutelar, é exigida dedicação exclusiva e não é compatível com o exercício de outra função pública.
 
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.

CONFIRA O EDITAL - CLIQUE AQUI

 

 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:56

Prefeitura entrega documentário, acervo expositivo e decreto que reconhece Festa de São Cristóvão como Patrimônio Cultural Imaterial

Com as ações, governo municipal concluiu a Devolutiva do Inventário Participativo da celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:48

Move Lucas estreia com programação esportiva e atividades para toda a família

Primeira edição do evento já passa a integrar o calendário esportivo do município.


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora