hamid.soltani
Na presença de todos os profissionais da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de hoje, 27, a abertura do ano letivo, no Clube do Idoso. O evento contou com a participação do prefeito Marino Franz, da secretária de Educação, Solimara Ligia Moura, e demais autoridades municipais e eclesiais.
Representantes de profissionais como zeladoras, merendeiras, guardas de patrimônio, professores, monitores de creche, gestores escolares, etc., foram postos em destaque e assim iniciou-se o evento.
Solimara Ligia Moura destacou o progresso do município, relacionado ao trabalho que há anos vem se consolidando e atribuiu a responsabilidade a todos, tanto aos profissionais mais antigos quanto aos mais novos. Além disso, ressaltou a importância das parcerias com o Estado e com as escolas privadas. “Para 2010 estamos fazendo uma nova reorganização nas escolas e dividindo o número de alunos, tudo isso para melhorar a qualidade da Educação”, afirmou ela.
O prefeito Marino Franz discursou sobre as ações planejadas para 2010, entre elas a inauguração de mais uma escola no bairro Tessele e o compromisso com o interior. “Vamos continuar zelando pelo bem estar, qualidade do material escolar, transporte, cultura e muitos outros”, destacou. Elogiou a equipe de profissionais que a Educação possui, considerados como orgulho e satisfação, e os desejou muito sucesso e força em 2010 com este trabalho tão importante e positivo no município.
Após a abertura oficial, foi ofertado um café da manhã aos profissionais, que puderam prestigiar o show de Bia e Gelson.
Atualmente, Lucas do Rio Verde possui 14 escolas da rede municipal, sendo três creches e dois centros educacionais voltados para crianças de até cinco anos. Só na zona urbana foram ofertadas este ano 1.385 vagas. Para atender toda a demanda, a Secretaria de Educação realizou ainda este mês um processo seletivo para contratação de professores e monitores de creche. Estes profissionais selecionados passarão por treinamento nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de janeiro.
Dando continuidade à programação do início do ano letivo, ainda haverá curso de capacitação para os servidores de apoio da Secretaria de Educação, capacitação do Programa União Faz a Vida, posse dos gestores escolares e semana pedagógica.
Nas creches as aulas iniciaram-se em 25 de fevereiro e nas escolas municipais terão início em 8 de fevereiro.