18/05/2024 22:18:57
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7231/

Lucas do Rio Verde realiza a I Olimpíada Municipal de Matemática

Do total de inscritos, os 30% com melhor desempenho em cada um dos três níveis participarão da segunda fase, em agosto
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
10/05/2019 10:42

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

Alunos de nove escolas de ensino fundamental da rede de Lucas do Rio Verde participaram na quarta-feira (08) da I Olimpíada Municipal de Matemática. Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa contou com a parceria da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), de Sinop.

O regulamento prevê a participação de estudantes nos níveis I, de 5º ano, II, de 6º e 7º anos, e III, de 8º e 9º anos. A prova, de múltipla escolha e com oito questões de conteúdo adequado para cada nível, teve duração de duas horas.  

A competição será realizada em três fases. Da próxima etapa, prevista para o dia 14 de agosto, participarão 30% do total de alunos inscritos com melhor desempenho em cada nível na primeira prova. Para a última fase, no dia 20 de setembro, serão selecionados até 50 dos melhores colocados de cada nível da etapa anterior. A premiação em âmbito regional dependerá dos resultados atingidos nas etapas locais.   

De acordo com o professor Márcio Torres de Almeida, coordenador da I Olimpíada Municipal de Matemática, o resultado final será conhecido somente na cerimônia de encerramento, prevista para o dia 18 de outubro, que será realizada pela Comissão Organizadora da XV Olimpíada de Matemática da Unemat, Sinop, e da I Olimpíada Municipal de Matemática de Lucas do Rio Verde.

A Unemat, segundo o coordenador, é pioneira na realização de olimpíadas como forma de divulgar o conhecimento e trabalha fortemente para disseminar esta cultura entre os municípios mato-grossenses. “Esta competição do conhecimento tem o objetivo de promover a Matemática, motivar e instigar os alunos ao estudo desta ciência, identificar novos talentos e contribuir para a formação dos professores, visto que alguns resultados serão compilados e servirão de base para ações formativas”, destaca Almeida.

Sobre o fato dos conhecimentos matemáticos ainda serem vistos como bicho de sete cabeças por grande parte das pessoas, Almeida acredita que isso se deve à dificuldade de associação de seus conceitos com a aplicabilidade no cotidiano social e que o Programa de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional (CiteLucas), que está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Educação, vai contribuir para alterar essa relação. “A Secretaria está inserindo tecnologias digitais dentro das salas de aula e tem investido na formação dos professores para uma mudança de paradigma e uso de novas metodologias que contribuam para acabar com essa visão distorcida. Se o professor consegue fazer essa contextualização, o aluno vai entender que a Matemática é extremamente útil no seu dia a dia e enxergar sua beleza”, observa.

Na sua opinião, o desempenho dos alunos da rede municipal de ensino em relação à aprendizagem da disciplina na última prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aplicada em 2017, pode até ser considerado bom quando comparado com as médias estadual e nacional. A rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde conquistou o segundo lugar na Prova Brasil entre todos os municípios mato-grossenses.

Porém, como o desafio tem sido a busca de resultados cada vez mais satisfatórios, Almeida avalia que ainda há muito a ser melhorado e que os profissionais precisam ficar atentos às mudanças, às novas tecnologias e à contextualização para prender a atenção dos estudantes. “Os resultados da Olimpíada nos darão pistas sobre onde estão nossos pontos fortes e fracos para eventuais correções de rumo que forem necessárias.”

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/05/2024 13:35

Maio amarelo: Prefeitura realiza operação sobre segurança no trânsito

Foram 86 veículos abordados e destes, 23 apreendidos.


17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte


17/05/2024 13:19

Município inicia obras de melhorias no Parque dos Buritis

Iniciativa visa atender melhor a população luverdense


17/05/2024 11:51

Exames de mamografia e serviços odontológicos são ofertados gratuitamente em ação da Prefeitura e Sesc

Carretas do OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher seguem em Lucas do Rio Verde até junho


17/05/2024 10:03

Semana do MEI terá palestras e regularização de débitos em Lucas do Rio Verde

Ação será realizada pela Prefeitura e Sebrae de 20 a 24 de maio


17/05/2024 10:00

Semáforos entram em operação no cruzamento da Av. Pará com Tocantins

Intervenções como essa no trânsito da cidade são sempre precedidas por estudos técnicos que analisam o fluxo de veículos


17/05/2024 07:01

Palestra sobre Avanços na Apicultura está com as inscrições abertas até o dia 21 de maio

O encontro é para apicultores, estudantes da área e demais interessados


16/05/2024 17:00

Prefeitura inicia implantação da sinalização turística no município

Projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo


16/05/2024 14:28

Cartões do Programa SER Família serão entregues nesta sexta-feira (17)

Beneficiados de Lucas do Rio Verde devem comparecer no auditório do Paço Municipal das 9h30 às 12h; confira lista


16/05/2024 11:30

Mutirão do CAR Digital começa na próxima segunda-feira (20)

Atendimento será realizado na Unilasalle e deve ser agendado online


16/05/2024 07:00

Quinta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (18)

O agendamento já está disponível no site