18/05/2024 22:18:40
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7253/

Projeto Político Pedagógico reforça o papel das escolas e a gestão democrática

O documento precisa expressar a missão, a visão, os valores e a própria identidade institucional
Por Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros
16/05/2019 16:31

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

O ciclo de formação continuada para gestores, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação foi retomado nesta quarta-feira (15) com a atividade intitulada “Elaboração, revisão ou reestruturação do Projeto Político Pedagógico das escolas de Lucas do Rio Verde com implementação das novas orientações curriculares”, que teve como foco o papel da educação, a identidade das escolas e a importância da gestão democrática no curso desse processo.

De acordo com o assessor educacional, Edílson Pedro Spenthof, sob a égide da gestão democrática preconizada na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e na própria lei municipal, o debate em torno da introdução das novas orientações curriculares no Projeto Político Pedagógico (PPP) também precisa ser promovido de forma democrática para evitar que se torne uma peça de ficção descontextualizada. 

“O PPP tem que ser a orientação, o guia de atuação das escolas. E se quem vai puxar essa dinâmica de reelaboração, de revisão e de debate são os gestores, os coordenadores e toda a equipe pedagógica, toda a comunidade escolar participa. Então, nesse sentido, o que vamos trabalhar hoje é a questão dos princípios educacionais e também a questão da identidade das escolas. Qual é sua missão e a sua visão e quais são seus valores que devem estar previstos em seu PPP?”, questiona.

Para Spenthof, às vezes se faz necessário um reencontro com a própria história democrática recente para entender a razão do Projeto Político Pedagógico, por que as pessoas se reúnem e até por que existe a gestão democrática para que esses acordos com a comunidade escolar sejam ratificados, fortalecidos e ampliem a participação de pais, alunos, profissionais e de toda a comunidade ao redor.

Segundo o assessor, o município está de parabéns por ter sido precursor, protagonista e o único que até agora homologou o Documento de Referência Curricular (DRC). Porém, observa que o ponto chave será fazer com que esse processo chegue ao chão da escola e se traduza em plano de aula do professor. “Para que isso chegue realmente ao aluno, e espera-se, obviamente, mudanças em relação à prática pedagógica diária do profissional, isso precisa estar exposto em algum lugar. E este lugar é exatamente o PPP. Então, é o momento de fazer a revisão, comparar o que tínhamos com o que existe de novidade e fazer o debate e a implementação no PPP para que vire plano de aula, plano de atuação dos profissionais para chegar lá na ponta onde estão os alunos”, defende.

Coordenadora da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Hosana Caetano, ressalta que este foi o terceiro momento de abordagem e debate do PPP dirigido para este mesmo público. O primeiro ocorreu durante a I Jornada de Inovação Pedagógica, realizada durante a semana de abertura do ano letivo. O segundo resultou de uma parceria com o Cefapro/Sinop, que trabalhou com metodologias de avaliação que contribuem para que a unidade escolar, os gestores e a equipe de profissionais tenham condições de medir a qualidade da implementação do PPP.

“Estamos na etapa de implementação do Documento de Referência Curricular e isso se reflete diretamente no PPP das escolas. Sendo assim, o PPP precisa ser revisado para que possa atender o que dispõe o DRC. Vamos discutir o processo democrático, sua importância para a escola e a elaboração, a revisão e a implementação do PPP. Vamos discutir desde a missão, visão, valores e princípios que sustentam a educação. Hoje, o foco da atividade de formação terá esses pilares.”

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/05/2024 13:35

Maio amarelo: Prefeitura realiza operação sobre segurança no trânsito

Foram 86 veículos abordados e destes, 23 apreendidos.


17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte


17/05/2024 13:19

Município inicia obras de melhorias no Parque dos Buritis

Iniciativa visa atender melhor a população luverdense


17/05/2024 11:51

Exames de mamografia e serviços odontológicos são ofertados gratuitamente em ação da Prefeitura e Sesc

Carretas do OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher seguem em Lucas do Rio Verde até junho


17/05/2024 10:03

Semana do MEI terá palestras e regularização de débitos em Lucas do Rio Verde

Ação será realizada pela Prefeitura e Sebrae de 20 a 24 de maio


17/05/2024 10:00

Semáforos entram em operação no cruzamento da Av. Pará com Tocantins

Intervenções como essa no trânsito da cidade são sempre precedidas por estudos técnicos que analisam o fluxo de veículos


17/05/2024 07:01

Palestra sobre Avanços na Apicultura está com as inscrições abertas até o dia 21 de maio

O encontro é para apicultores, estudantes da área e demais interessados


16/05/2024 17:00

Prefeitura inicia implantação da sinalização turística no município

Projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo


16/05/2024 14:28

Cartões do Programa SER Família serão entregues nesta sexta-feira (17)

Beneficiados de Lucas do Rio Verde devem comparecer no auditório do Paço Municipal das 9h30 às 12h; confira lista


16/05/2024 11:30

Mutirão do CAR Digital começa na próxima segunda-feira (20)

Atendimento será realizado na Unilasalle e deve ser agendado online


16/05/2024 07:00

Quinta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (18)

O agendamento já está disponível no site