07/05/2024 10:00:15

Servidores da Cultura participam de oficina e museólogos visitam Lucas do Rio Verde

Profissionais debateram importância de implantação de um museu permanente na cidade
Por Ascom Prefeitura/Cultura - Dayse Karol
22/08/2019 14:22

(Foto: Cultura)

O secretário de Cultura de Lucas do Rio Verde, Ruam Villas Boas, e a assessora administrativo, Dayse Karol, participaram da Oficina Conservação de Acervos, realizada pelo Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso, ministrada pela empresa Viés Cultural Museologia e Patrimônio, na cidade de Sinop, nos dias 20 e 21 de agosto. Em seguida, a equipe de profissionais que ministrou a oficina visitou Lucas do Rio Verde e debateu a importância da implantação de um museu na cidade.

A oficina é voltada para a conservação de acervos em museus e tem por objetivo capacitar os agentes para os cuidados adequados com as peças. Na manhã desta quinta-feira (22), a equipe do Viés Cultural, composta pelo historiador Maurício Selau e pelo museólogo João Paulo Corrêa, acompanhada pela gerente de equipamentos culturais da Secretaria de Cultura de Mato Grosso, Fernanda Quixabeira, e do arquiteto da Sedec, Ivan Almeida, conheceram as instalações da Secretaria Municipal de Cultura e estiveram reunidos o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, e com o secretário Ruam. O assunto da reunião foi a criação de um museu em Lucas do Rio Verde.

“O museu é o primeiro cartão de visita de uma cidade. Temos 59 museus em Mato Grosso e estamos levando conhecimento técnico aos municípios. Em Lucas vejo todas as condições de termos um excelente museu, algo que vire referência para o estado. Temos um potencial muito grande”, relatou Fernanda Quixabeira.

“Nossa proposta é fazer um museu de interatividade com as escolas, comunidade e visitantes da cidade. Trazer tecnologia, acervos”, defendeu João Paulo Corrêa.

“O museu é um importante instrumento de valorização da identidade de um município”, apontou Maurício Selau.

“Ressaltamos a necessidade de contratação de um profissional da área para o museu nascer de forma correta”, Ivan Almeida.

Para o secretário de Cultura, participar da oficina de conservação de acervos e receber a visita dos técnicos deixa um saldo positivo para o município. “Esse conhecimento obtido na oficina é muito importante para que possamos desempenhar adequadamente o trabalho de preservação do nosso acervo. Trabalhamos para criar um museu permanente em Lucas e poder debater esse assunto com os técnicos da área nos dá mais tranquilidade e respaldo para fazer corrermos atrás da implantação de museu à altura da nossa cidade, da nossa história”, apontou Ruam.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Zeca Picolo, defendeu o apoio dado pela Gestão Luiz Binotti à cultura luverdense. “O nosso intuito é desenvolver um projeto que seja levado pra frente. O prefeito tem um olhar cuidadoso para a Cultura, priorizando a valorização das pessoas e da nossa história”, concluiu.

A Secretaria Municipal de Cultura desenvolve o projeto Memorial Histórico de Lucas do Rio Verde de maneira itinerante, levando a exposição do acervo às escolas da rede municipal de ensino e outras instituições educacionais. A exposição conta a história dos 30 anos de emancipação política do município e é composta por fotografias e documentos. O objetivo da secretaria é a criação de um museu permanente que possa abrigar o acervo e contar a história da cidade para moradores, estudantes, pesquisadores e visitantes.

CULTURA E TURISMO

07/05/2024 07:59

Boletim informativo sobre Vigilância Socioassistencial pode ser conferido no site da Prefeitura

Os boletins se referem a um processo de monitoramento e acompanhamento das políticas e ações sociais voltadas para a assistência social