28/03/2024 04:21:18
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7640/

Eleitos os novos conselheiros tutelares de Lucas do Rio Verde e de todo o país

A posse será no dia 10 de janeiro e o mandato tem duração de quatro anos
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
07/10/2019 10:08

(Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello)


Ajustar tamanho da fonte:

Os cinco membros titulares e os cinco suplentes do Conselho Tutelar de Lucas do Rio Verde escolhidos para um mandato de quatro anos foram conhecidos na noite de domingo, 06, logo após o encerramento da contagem das 15 urnas encaminhada no auditório da Câmara de Vereadores. O Processo de Escolha em Data Unificada do Conselho Tutelar foi realizado em todo o país.

Dos 1.090 eleitores que compareceram aos oito locais de votação – seis na zona urbana e dois na zona rural –, 1.081 tiveram seus votos validados e elegeram, por ordem decrescente, Regiane Chaves Carrijo, com 325 votos; Marcela Xavier de Carvalho Chaves, 184 votos; Simone Maria da Silva, 128 votos; Kézia Kassia Carvalho da Silva Macedo, 115 votos; Everton Topanotti, 94 votos; Josenildo Severino de Lima, 65 votos; Klênia Muniz, 62 votos; Reginaldo José Novacki, 54 votos; Elisangela Makwimovitz, 29 votos; e Cristina Luiza Barbosa, com 25 votos. Foram registrados 01 voto em branco e 08 votos nulos.

Todos os 43.530 eleitores credenciados pelo Tribunal Regional Eleitoral até o dia 15 de julho tinham direito de votar em apenas um candidato de sua preferência. Após o encerramento da votação, que se estendeu das 8 horas às 17 horas, as urnas foram recolhidas por integrantes da Guarda Municipal e levadas para a Câmara de Vereadores.

Trinta candidatos participaram da prova realizada no dia 07 de julho, segunda etapa do processo. Diferentemente das eleições anteriores, um dos critérios para se inscrever foi a exigência de comprovação de curso superior. O valor do salário-base é de R$ 1.958,34 e, a livre critério do Poder Executivo, poderão receber como concessão a título de gratificação um valor correspondente a até 90% do vencimento básico.

Conforme o edital do processo eleitoral elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), coordenador do processo de escolha, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o prazo para interposição de recursos vai de 08 a 11 de outubro. O CMDCA terá de 14 a 18 de outubro para concluir a análise dos recursos e deverá fazer a divulgação do resultado final dos candidatos eleitos no dia 22 de outubro.

Presente para acompanhar a contagem de votos, o promotor de Justiça José Vicente destacou o papel de apoio e fiscalizador do Ministério Público do começo ao fim de todo processo eleitoral conduzido pelo CMDCA. “O Ministério Público confere apoio ao processo desde do seu início até o seu término. O Conselho Tutelar é o anjo da guarda da criança e do adolescente nos municípios do Brasil todo. Então, é uma eleição muito importante, porque, durante quatro anos, essas pessoas vão cuidar das crianças e adolescentes em situação de risco, que se encontram naquela situação mais degradante, mais vulnerável, que precisam do apoio do Estado”, frisou.

Bacharel em Direito, a candidata mais votada, com quase 30% do número de votos, Regiane Chaves Carrijo atribuiu aos amigos o resultado expressivo visto nas urnas. “Tudo correu dentro do normal, dentro das regras impostas pelo processo, e devo somente aos meus amigos esta votação. Agora, vou participar da capacitação voltada para conhecer melhor a realidade das crianças e do adolescente e aquilo que cabe a cada um de nós que fomos escolhidos pelos eleitores”, pontuou.  

Terceira candidata mais votada, Simone Maria da Silva declarou que estava muito satisfeita com o resultado e o apoio recebido da comunidade. “Eu só tenho que agradecer às pessoas que me confiaram seu voto. Sempre trabalhei com foco nas políticas públicas para as crianças e adolescentes e estou pronta para atuar de acordo com aquilo que é esperado de um conselheiro tutelar para garantir que os seus direitos sejam assegurados”, observou.

Segundo Marcela Xavier de Carvalho Chaves, a única integrante do atual Conselho Tutelar novamente eleita, os casos de abandono e de abuso são os mais costumeiros no dia a dia do trabalho no órgão. Ela credita que a experiência adquirida será fundamental para o cumprimento de seu novo mandato. “Esta eleição foi uma nova experiência e agora me sinto preparada para exercer minha função ainda de melhor forma”, frisou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lídia Mara Gonçalves Pereira, agradeceu o apoio de todas as demais secretarias municipais e órgãos parceiros da sociedade civil e do Poder Público que contribuíram para o encaminhamento do processo eleitoral e ressaltou a importância da participação dos eleitores para o fortalecimento do mandato dos conselheiros tutelares.

“Nós, do CMDCA, nos sentimos realizados por completarmos mais esta etapa e queremos agradecer a todas as pessoas que compareceram às urnas para fazer a sua escolha. Foram seis meses de muito trabalho e procuramos fazer tudo que era necessário para fortalecer o Conselho Tutelar e garantir toda transparência ao processo eleitoral.”

Ainda está programada uma capacitação para formação inicial com carga de 80 horas que se estenderá de 18 de novembro a 02 de dezembro de 2019. A divulgação do resultado final dos candidatos aprovados será feita em 06 de dezembro de 2019. A titularidade dos membros do Conselho Tutelar será assumida pelos cinco candidatos mais votados e os demais deverão compor a suplência do órgão colegiado. A posse será no dia 10 de janeiro e o mandato a partir desta eleição terá duração de quatro anos.

 

 

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/03/2024 17:25

Abertas inscrições para os Jogos Escolares Municipais 2024

Competição acontecerá de 10 a 13 de abril em três ginásios da cidade


27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores


26/03/2024 16:45

Dia do Artesão é celebrado com feira de artesanato especial em Lucas do Rio Verde

Evento foi realizado na sede Casa do Artesão, no bairro Jardim das Palmeiras


26/03/2024 15:43

Município sedia “Copa Sicredi Viva Lucas de Voleibol” em abril

Serão dois dias de competição com a participação de atletas de todo estado


26/03/2024 15:39

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira (27)

Confira os grupos que podem se vacinar contra a gripe em Lucas do Rio Verde


26/03/2024 11:30

Lucas do Rio Verde participa de evento sobre Cidades Inteligentes

Mais de 17 mil pessoas passaram pela 5ª edição da Smart City Expo


26/03/2024 11:20

Prefeitura divulga resultado preliminar do Seletivo Emergencial da Educação

Prazo para recurso administrativo termina nesta terça-feira (26)


26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo


25/03/2024 17:30

Cultura abre inscrições para Mostra de Dança 2024

Participantes devem se inscrever até o dia 12 de abril, na sede da Secretaria


25/03/2024 16:03

Lucas do Rio Verde recebe prêmio por experiências exitosas em congresso de saúde

Na próxima etapa o projeto será exposto no maior congresso de saúde do mundo


25/03/2024 13:52

Nota Luverdense: Sorteio de Páscoa premiará contribuintes com R$ 50 mil

Campanha deve premiar 43 moradores que solicitaram nota de prestação de serviço