28/03/2024 11:37:35
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7661/
(Foto: Arquivo pessoal)
A ouvidora de Lucas do Rio Verde, Lissandra Dal Maso, participou, na capital do Estado, nos dias 8 a 10 de outubro, do curso Tratamento de Denúncias em Ouvidoria. O objetivo é capacitar servidores dos municípios, aprimorar as ações de educação e impulsionar a inovação e a capacidade de trabalho dos profissionais da área de Ouvidoria.
O curso foi promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio do Programa de Formação Continuada em Ouvidoria (Profoco), e com apoio da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE/MT).
O curso Tratamento de Denúncias em Ouvidoria foi desenvolvido para estimular a construção de competências relacionadas ao recebimento e tratamento das denúncias pelas ouvidorias públicas, contribuindo para a qualificação dos agentes públicos que trabalham no combate à corrupção, bem como para o aprimoramento da Administração Pública
De acordo com a servidora Lissandra, é preciso entender a importância das denúncias feitas pelos cidadãos e compreender quais são as competências necessárias aos profissionais que trabalham diretamente no tratamento de denúncias. “Na Ouvidoria é preciso fazer a análise preliminar da denúncia, verificando se há elementos suficientes para dar início à apuração dos fatos narrados. Essa correta classificação da manifestação produz eficiência e celeridade no tratamento e resposta ao cidadão. Por vezes o cidadão confunde reclamação com denúncia e cabe também à Ouvidoria auxiliá-lo neste entendimento, sempre lembrando do papel essencial da ouvidoria para a defesa de direitos e combate à irregularidades”, destacou a ouvidora.