29/03/2024 10:32:22
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7671/

PSF VII cria grupo para tratar de obesidade e sobrepeso

Maus hábitos e aspectos emocionais contribuem para o agravamento e risco de outras doenças
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
17/10/2019 10:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello)


Ajustar tamanho da fonte:

O grande número de pacientes do Posto de Saúde da Família VII, no bairro Jardim Primaveras, com obesidade, sobrepeso e doenças decorrentes do peso excessivo levou à criação de um grupo de pessoas dispostas a enfrentar essas disfunções e tratar da saúde a partir da orientação de uma equipe de profissionais da área. A iniciativa envolveu os próprios funcionários da unidade de saúde que enfrentam os mesmos problemas.

Serão reuniões semanais, totalizando seis encontros, com a presença de uma nutricionista e de uma psicóloga que acompanharão o desempenho, os resultados e o progresso ao longo de um processo desafiador e que exige muita determinação de cada um dos participantes.  

Decidida a cuidar da saúde, a profissional autônoma Marlice Eckardt Paranhos, de 52 anos, ingressou no grupo com o firme propósito de perder o excesso de peso que a incomoda. Ela acredita que o fato de trabalhar em casa, muito próxima da geladeira e dos alimentos, tem contribuído para o descontrole.  “Tenho tido muita dificuldade para reduzir o peso. Já tentei isso sozinha e, como não consigo, busquei ajuda. Estou com 78 quilos e se chegar a 65 quilos já me darei por satisfeita”, declara.

Contente ao ver a chegada de outras pessoas para o segundo encontro, Marlice relata que na primeira aula, depois de se pesar e medir a altura, cada um precisou lembrar do que havia comido no dia anterior. “A partir daí, passei a anotar tudo o que eu como durante o dia e o interessante é que a gente vê que está comendo em excesso. Se você anotar, vai ver que não precisa comer tanto”, observa.  

A enfermeira Daniela Lins Viana Campos, coordenadora do PSF VII, disse que a equipe gestora da unidade trabalha com estratificação de risco e acompanha quais são as principais demandas apresentadas pelos pacientes locais para oferecer um atendimento de qualidade que corresponda às suas reais necessidades. “A gente constatou que tinha muitos encaminhamentos e solicitações para os cuidados de uma nutricionista por conta de sobrepeso e obesidade, o aumento das doenças hipertensivas, o diabetes, os triglicerídeos”, relata.

E aí, segundo Daniela, que também busca perder peso, aumentam os riscos de infarto, de acidente vascular cerebral (AVC), de câncer e de diversas outras doenças provenientes do excesso de peso, da má alimentação e dos maus hábitos em geral. “Frente a essa demanda de mais de 30 pacientes em lista de espera, a gente pediu apoio para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que nos mandou duas profissionais para trabalharem com esse grupo formado por pacientes com problemas semelhantes”, explica.

Muito mais que a perda de peso, os profissionais buscam alterar hábitos e aspectos do comportamento prejudiciais à saúde dos participantes. É o que tem feito a responsável pelo acompanhamento e orientações nutricionais, Priscila Reis Tavares, que na segunda reunião fez uso de uma pirâmide alimentar apenas para explicar o valor nutritivo das substâncias. “É preciso mudar hábitos de vida e promover uma reeducação alimentar, aprendendo a consumir alimentos que fazem parte da dieta diária da população brasileira, porém de forma adequada e saudável.”

Como a compulsão alimentar também envolve aspectos emocionais e até culturais, os pacientes também contam com as orientações da psicóloga Mayllara Jucoski e, dependendo do caso, poderão ser atendidos individualmente por um profissional da área. “O ganho de peso não se dá apenas pela busca de nutrir o corpo, mas também a alma. Muitas pessoas comem por ansiedade, por frustração, por não conseguirem lidar com os problemas e então eu vim trabalhar exatamente com os pensamentos sabotadores, que são aqueles que levam a querer comer ‘só mais um pedacinho de bolo’, a adiar o tratamento e a ficar constantemente se sabotando por meio de atitudes prejudiciais e da resistência para enfrentar os problemas”, conta.  

Além de criar o grupo temporário voltado para emagrecimento e de manter um grupo permanente para tratamento de hipertensos, a coordenadora do PSF destaca que a unidade de saúde proporciona acompanhamento fisioterápico para as pessoas que, devido ao peso excessivo, apresentam dor na coluna, dor provocada pela postura ou fraqueza muscular por compensação de postura. “Também dá para complementar, às segundas, quartas e sextas, com o Programa Cidade Viva, aqui na praça, que tem zumba, crossfit, ginástica localizada, ou participar do grupo de hidroginástica”, recomenda Daniela.     

 

     

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/03/2024 09:00

Cultura participa de Encontro de Gestores Municipais do Estado

Evento reuniu cerca de 300 representantes do setor no Cine Teatro Cuiabá


28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios


28/03/2024 14:00

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Coordenador da unidade alcançou 9.939 atendimentos e é o primeiro do ranking estadual


28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação


28/03/2024 10:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)

Medida foi estabelecida pelo Decreto nº 6.655/2024; serviços essenciais permanecem inalterados


28/03/2024 09:01

2º Encontro de Gestores Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Intuito é a troca de ideias entre profissionais das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular


28/03/2024 09:00

UAB/UFMT: matrículas abertas para aprovados no curso de Especialização em Educação

Prazo final para efetivar a matrícula é dia 29 de março


27/03/2024 17:25

Abertas inscrições para os Jogos Escolares Municipais 2024

Competição acontecerá de 10 a 13 de abril em três ginásios da cidade


27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores


26/03/2024 16:45

Dia do Artesão é celebrado com feira de artesanato especial em Lucas do Rio Verde

Evento foi realizado na sede Casa do Artesão, no bairro Jardim das Palmeiras


26/03/2024 15:43

Município sedia “Copa Sicredi Viva Lucas de Voleibol” em abril

Serão dois dias de competição com a participação de atletas de todo estado