29/04/2024 11:02:07
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7893/

Secretarias buscam voluntários para ampliar alcance da Busca Ativa Escolar

Equipe intersetorial fará reunião mobilizadora no dia 07 de fevereiro, no auditório do Paço municipal
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
03/02/2020 09:26

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

As secretarias de Educação, de Assistência Social e de Saúde de Lucas do Rio Verde querem aumentar a participação da sociedade para que o sistema de alerta da Busca Ativa Escolar, uma plataforma de combate à exclusão escolar criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), seja acionada toda vez que houver a constatação de uma criança ou adolescente entre 4 e 17 anos fora da rede de ensino. 

Como primeiro passo, a equipe intersetorial vai realizar uma reunião às 18 horas do dia 07 de fevereiro, no auditório do Paço Municipal, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse trabalho da rede de proteção, seguida de capacitação para os novos voluntários que se somarem ao grupo mobilizador.

Para a coordenadora da Busca Ativa Escolar, professora Linda Andrade, o maior desafio para a inclusão vem da dificuldade de localizar quem se encontra fora da escola e o banco de dados do Censo Educacional, concluído no final do ano passado, servirá como material de apoio para o planejamento de ações das equipes de campo, atualmente formadas por 33 servidores públicos voluntários, professores, assistentes sociais, agentes de saúde, gestores, coordenadores e secretários escolares. 

“A educação é um veículo transformador e é por meio dela que acontecem as mudanças sociais. Dessa forma, toda vez que o Busca Ativa Escolar for acionado significa lutar pela garantia do direito de crianças e adolescentes terem acesso ao conhecimento e a oportunidades de desenvolverem suas potencialidades e habilidades”, destaca.

Diferentemente da maioria dos municípios brasileiros, Lucas do Rio Verde tem um crescimento demográfico muito alto e a constante chegada de novas famílias que migram de todas as regiões do país impossibilita um controle amplo e efetivo do número de crianças e de adolescentes sem matrícula escolar por parte das autoridades. “Daí, a importância de termos um número cada vez maior de voluntários para darmos conta de um desafio tão grande”, adverte a coordenadora.

Com o lema Fora da escola não pode!, a Busca Ativa Escolar procura retroceder o quadro de quase quatro milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos que, segundo o Censo do IBGE, não frequentam unidades educacionais no país. O objetivo da criação da plataforma – que pode ser acessada por meio da internet em qualquer aparelho como computadores, tablets e celulares – é fazer com que as pessoas ou grupos voluntários comuniquem qualquer identificação de caso para que as providências sejam tomadas pelos órgãos competentes.

Responsável pela articulação do Selo Unicef no município, Gisele Bellotti de Rezende explica que uma maior efetividade da Busca Ativa Escolar também contribuirá para que Lucas do Rio Verde melhore os indicadores de referência das quatro dimensões de impacto social monitorados pelo órgão mundial: garantir políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos; garantir políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes vulneráveis; prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência; e promover o engajamento e participação dos cidadãos.

“A obtenção do Selo Unicef é um reconhecimento mundial de que aqui dentro do município há uma preocupação com as nossas crianças e adolescentes e, com isso, abriremos as portas para angariar recursos nacionais e internacionais para investir nesse público que está em processo de desenvolvimento”, declara a articuladora.

Segundo ela, haverá uma ampla mobilização para que a reunião da próxima sexta-feira tenha a presença de representantes das associações de moradores, igrejas, cartórios, do Conselho Tutelar, do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) e de outras instituições da sociedade civil luverdense.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol


26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line


26/04/2024 15:39

Concurso Público nº 01/2024: Candidatos já podem consultar o horário e local da prova

Prova será neste domingo (28), nos períodos matutino e vespertino


26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias


26/04/2024 13:24

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV

Município será o 3º no estado a ter uma unidade de policiamento montado


26/04/2024 13:22

Esporte: Lucas do Rio Verde tem representação nacional e internacional em competições

Inclusão, prevenção e muitas medalhas são o resultado das escolinhas ofertadas pelo Viva Lucas


26/04/2024 12:27

Prefeitura realiza capacitação para servidores públicos sobre termos da Nova Lei de Licitações

O próximo passo será capacitar os microempreendedores locais


26/04/2024 11:25

Empregador doméstico e Microempreendedor têm até 1º de maio para se inscrever no DET

O cadastro deve ser realizado no site do Governo Federal


26/04/2024 10:33

Lucas do Rio Verde sediará Mutirão Ambiental do CAR Digital no mês de maio

Produtores rurais da região poderão atualizar o seu Cadastro Ambiental Rural


25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)


25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon