03/05/2024 04:50:59
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7938/

Prefeitura lança Campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”

A campanha tem como principal objetivo despertar na população a conscientização sobre o verdadeiro sentido do ato de dar esmolas
Por Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz
21/02/2020 15:25

(Foto: Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz)


Ajustar tamanho da fonte:

A campanha, “Não dê esmola, dê oportunidade”, de iniciativa Secretaria de Assistência Social, que busca a conscientização sobre pessoas em situação de rua foi lançada na manhã nesta sexta-feira (21), na Casa dos Conselhos.

A campanha tem como principal objetivo despertar na população a conscientização sobre o verdadeiro sentido do ato de dar esmolas, ação que pode gerar efeitos como evasão escolar, exploração e violência contra crianças e adolescentes – para depois, gerar ações que promovam o resgate da cidadania e dignidade das pessoas que hoje vivem nesta situação de venerabilidade

Segundo a primeira dama do município, Rafaela Frizzo, a campanha é uma forma de ajudar as pessoas que vivem na rua e muitas vezes, não tem a oportunidade de um trabalho digno e acabam preferindo viver na situação de vulnerabilidade. “Quando nós damos esmolas ou até mesmo comida, não estamos ajudando as pessoas em situação de rua, pois sustentamos aquela condição. O que nós precisamos é dar oportunidades, encaminhando para casa de passagem, oferecendo emprego, ajudando a tirar os documentos, só assim vamos conseguir contribuir de verdade na vida dessas pessoas e diminuir os números de moradores e pessoas que estão nas ruas”.

Para o defensor público, Claudiney Serrou, essa campanha é importantíssima para mudar a realidade das pessoas em situação de rua. “Esse tipo de ação é importante para acabar ou amenizar a situação me muitas pessoas que morar ou passam um tempo na rua. Se dermos oportunidade ao invés de esmola, aos poucos, em um trabalho que sabemos que é de médio e longo prazo, vamos conseguir mudar a realidade atual, trazendo dignidade para essas pessoas”.

O promotor de justiça, Daniel Carvalho, afirma que a parceria entre Ministério Público e o município é de suma importância em ações que visam o bem da população. “É comum as pessoas que vivem em situação de rua se tornarem invisíveis aos olhos da população em geral. Por isso, essa iniciativa do município em buscar alternativas junto ao poder judiciário, a sociedade e a iniciativa privada mostra a preocupação para que isso não vire rotina e também, para que todos tenham dignidade e oportunidades. Ninguém está ali por que quer, algo levou aquela pessoa para estar naquela situação, assim como alguma coisa impede a pessoa de sair. Trabalhar isso, com uma abordagem correta e mostrar oportunidades é a forma mais eficaz”.

Lucas do Rio Verde é uma cidade conhecida nacionalmente pelo bom índice de desenvolvimento e pela qualidade de vida. Muitas pessoas e famílias chegam na cidade buscando por um futuro melhor. Nesse ato, algumas dessas pessoas não planejam a vinda e desembarcam no município sem um amparo, um familiar e muitas não possuem documentos, o que dificulta o ingresso no mercado de trabalho levando a situação de rua.

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, entre 10 e 20 pessoas em situação de rua ou que chegaram na cidade sem estrutura procuram o Creas todos os dias.  “Essas pessoas que procuram o serviço de assistência social, na maioria das vezes, chegaram na cidade sem nenhuma estrutura, sem amparo. Nós não temos muitos moradores de rua, mas sim pessoas em situação de rus ou em trânsito. Ninguém acorda e decidi que vai viver na rua, por trás dessas pessoas existe uma história, uma vida que precisa ser avaliada e a nossa equipe está disponível para esse trabalho”.

A campanha vai contar com o apoio do Poder Executivo, Poder Judiciário, Defensoria, ONGs, Órgãos de Seguranças e voluntários da iniciativa privada e sociedade civil.

Encaminhe suas doações para entidades filantrópicas do município. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/05/2024 16:27

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Mais de 400 competidores participam do estadual, sendo 120 deles do município


02/05/2024 15:20

Casa do Artesão realizará feira especial do Dia das Mães neste sábado (04)

Peças serão comercializadas das 15h às 20h, nos bairro Jardim das Palmeiras e na praça do Tessele Junior


02/05/2024 15:16

Proponentes assinam contratos do Projeto Habitacional Sonho Meu nesta sexta-feira (03)

Assinatura dos lotes será realizada às 15h30 no local das futuras moradias


02/05/2024 14:24

Prefeitura lança campanha Maio Amarelo com várias ações orientativas

O cronograma inclui palestras em escolas e empresas, blitzes educativas e operacionais nas ruas da cidade, entre outras


02/05/2024 10:19

Saúde libera vacina da gripe para população em geral acima de 06 meses de idade a partir desta quinta-feira (02)

Nos dias 04 e 05 de maio, as UBSs Rio Verde e Tessele Junior funcionarão das 13h às 18h, com sala de vacina


02/05/2024 08:47

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Durante o evento, foram eleitos quatro delegados que representarão o Município na Etapa Estadual


30/04/2024 19:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega reforma e ampliação de escola; investimento é de mais de R$ 3.1 milhões

Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello atende 700 alunos do 1º ao 5º ano


30/04/2024 17:26

Maio Furta-cor | Lucas do Rio Verde promove ações de valorização à saúde mental materna

Objetivo da campanha é criar uma rede de relacionamento entre mães


30/04/2024 16:28

Inscrições para Corrida de Outono abrem nesta quinta-feira (02)

Atletas que não compareceram a primeira etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua, não poderão se inscrever nesta edição


30/04/2024 10:44

Pilotos luverdenses conquistam nove medalhas e troféus de campeões na Copa Brasil de BMX

Prova no DF contou com 18 atletas do município e 26 medalhas


30/04/2024 10:15

Alunos das Escolas Municipais recebem o Programa Lixo Zero

Um dos objetivos é de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental