15/05/2024 06:39:53
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7976/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura o Centro de Educação Infantil Balão Mágico

Unidade atende quase 600 crianças de três a cinco anos de idade
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
11/03/2020 09:53

(Foto: Ascom Prefeitura/Daniela Meinerz)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugurou nesta terça-feira, 10, o Centro de Educação Infantil Balão Mágico. A nova unidade escolar, localizada na avenida Espírito Santo, no bairro Jardim das Palmeiras, foi criada em 11 de janeiro de 2018 a partir de um desmembramento do Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel e passou a atender pouco mais de 400 crianças dos infantis III e IV.

Com a construção de um novo bloco, o atendimento pôde ser ampliado a partir do segundo semestre de 2019 – com a oferta de mais 150 vagas, inclusive do Infantil V, totalizando 574 crianças atendidas atualmente.

A nova ala tem três salas de aula, sala de professores, cozinha, refeitório, banheiros e área de serviço, totalizando 557 metros quadrados de área construída – sem incluir a passarela – e um investimento de R$ 971.723,85 com recursos próprios do Executivo.

“A melhoria é muito grande, muito significativa mesmo. Era tão difícil até mesmo para servir o lanche, pois não tínhamos refeitório, aí montamos um refeitório improvisado e a alimentação vinha lá do Centro de Alimentação.  Depois, arrumamos um espaço para uma cozinha improvisada até que tudo ficasse pronto. Hoje, temos um ambiente remodelado, agradável e fica até difícil mensurar o quanto que a escola melhorou. Acho que a melhor definição veio dos próprios pais, que, durante uma assembleia, disseram que nos finais de semana os filhos ficam até tristes por não poderem vir para a escola”, relata a gestora Silvana de Cássia Koval Torqueti.    

O prefeito Luiz Binotti ressaltou que além da criação e ampliação da nova unidade de ensino, o espaço foi totalmente revitalizado. “Também equipamos o CEI Balão Mágico com móveis novos, brinquedos, parquinho e buscamos entregar uma escola que seja agradável e prazerosa para que as nossas crianças sintam vontade de vir aqui e queiram ficar por tudo que ela oferece”, declarou.   

O foco em uma educação de qualidade e no atendimento das demandas setoriais, segundo ele, fará com que até o final de 2020, com as ampliações e as novas unidades construídas, tenha havido um acréscimo de mais de 100 novas salas de aula, o equivalente a 50% de aumento no total de instalações existentes em toda a rede municipal de ensino. “Temos uma migração muito grande de todas as regiões do país, com crianças que chegam aqui com sete, oito, nove anos e que ainda não estão alfabetizadas. Então, os desafios são muitos e assim como não podemos deixar de investir em estruturas físicas, não podemos descuidar do pedagógico e da formação dos nossos profissionais para que Lucas do Rio Verde continue tendo praticamente o melhor Ideb de Mato Grosso”, frisou.  

Para a secretária de Educação Cleusa Marchezan De Marco, a inauguração do novo centro educacional representa o cumprimento do compromisso assumido pela gestão do prefeito Binotti de ampliar a oferta de vagas da educação infantil e a oportunidade de as crianças terem uma estrutura apropriada e de qualidade que fará muita diferença em sua formação. “Estamos trabalhando incansavelmente na melhoria das infraestruturas das unidades escolares porque isso é valorização profissional, boas condições de trabalho, é valorização humana com a disposição de espaço adequado para o desenvolvimento da aprendizagem e trazer a dignidade para todas as pessoas envolvidas neste ambiente escolar”, observa.

Em sua fala, a vereadora Cristiani Dias lembrou um pouco da história do local que hoje abriga o CEI Balão Mágico, destacando que ali, tempos atrás, também funcionou a Escola Caminho para o Futuro. “É muito emocionante participar deste momento e relembrar que meu filho, que hoje já está formado e tem uma profissão, também estudou aqui. Tenho certeza que o carinho, o amor e a dedicação que cercam estas crianças fará com que elas também cresçam e sejam pessoas que darão orgulho para os seus pais e professores”, disse.   

 

 

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


14/05/2024 16:50

Oficinas Culturais estão com novas vagas abertas até sexta-feira (17)

Matrículas devem ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo


14/05/2024 14:07

Transparência: Prefeitura apresenta prestação de contas do 1º quadrimestre de 2024 no dia 28

Audiência acontecerá na Câmara Municipal e será transmitida pelo Youtube


14/05/2024 11:21

Maio Amarelo: Alunos participam de ação com simulador de capotamento

Mais de 200 pessoas participaram da ação em Lucas do Rio Verde


14/05/2024 11:08

IPTU com desconto de 28% segue até junho em Lucas do Rio Verde

Mais de 60% dos luverdenses já aproveitaram os descontos da campanha


14/05/2024 10:55

Projeto de Lei Complementar da Reforma da Previdência será apresentado nesta quinta-feira (16)

Evento será transmitido pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde


14/05/2024 10:07

Mais de 25 equipes participam da Copa JD Esportes / Via Brasil de Futebol Máster e Mirim

São mais de 40 partidas e 500 atletas e dirigentes envolvidos


14/05/2024 10:00

Lei Paulo Gustavo: Cultura lança segundo edital para Seleção de Projetos Culturais

Com investimento de R$ 65 mil, serão selecionados projetos de Música, Formação e Artesanato


14/05/2024 08:51

Prefeitura de Lucas do Rio Verde disponibiliza novas licitações

Os editais podem ser conferidos no site


14/05/2024 08:00

3º Cantarte: Cultura abre inscrições para Concurso de Canto

Artistas devem se inscrever na sede da Secretaria de Cultura e Turismo


12/05/2024 08:56

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos da deputada federal Amália Barros

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos da deputada federal Amália Barros


11/05/2024 14:27

Alunos exibem empenho e dedicação na 2ª Mostra Municipal de Foguetes

Competição envolveu a rede pública e privada de ensino de Lucas do Rio Verde