06/05/2024 16:35:13

Prefeitura inaugura vestiário da piscina da Escola Vinicius de Moraes

O espaço já está em uso desde o final de fevereiro pelos mais de 600 alunos que frequentam as aulas de natação no contraturno escolar
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
16/03/2020 14:12

(Foto: Ascom Prefeitura/Christian Bressler)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, inaugurou no sábado, 14, o vestiário da piscina da Escola Municipal Vinicius de Moraes. A cerimônia ocorreu logo após a assembleia do Projeto Nós Podemos Nadar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação na própria unidade escolar e na Escola Municipal Olavo Bilac. Ao final do evento, todos os alunos receberam um kit composto por uma bolsa, uma camiseta e uma garrafinha térmica tipo squezze.

O local, com 94 metros quadrados de área construída e já em uso desde o final do mês passado, conta com vestiários feminino e masculino, sala para reunião e depósito para materiais de trabalho, depósito para materiais de limpeza, banheiro destinado a pessoas com deficiência. No total, foram investidos R$ 195.059,30 provenientes de recursos próprios do Executivo. Outros R$ 34.875,00 foram destinados para o gradil da piscina e ainda mais R$ 21.500,00 para a aquisição do contentor metálico que armazena equipamentos de trabalho.

“Este era um antigo sonho nosso agora realizado. A falta de um vestiário próprio para o Projeto causava um grande transtorno porque os alunos precisavam usar os banheiros da escola como vestiário e isso trazia muito desconforto para uns e outros uma vez que misturava alunos de diferentes idades. Com essa separação, ficou bem melhor para todo mundo”, relata Simone Santana, gestora da unidade escolar.

Criado em 1998, o Projeto Nós Podemos Nadar, promovido no contraturno escolar, atende hoje mais de 1.300 alunos, e, tão logo fiquem prontas as piscinas das escolas municipais Cecília Meireles, no bairro Tessele Júnior, e Cora Coralina, no Jaime Seiti Fujii, cerca de outras mil crianças também poderão participar do projeto.

Para o coordenador do Projeto Nós Podemos Nadar, professor Eltron Moreira, a construção do vestiário era uma necessidade para essa iniciativa que é hoje um dos maiores projetos sociais de natação do país desenvolvido por um órgão público. “Há anos que existe a piscina da Vinicius de Moraes e o vestiário era uma coisa que a gente reivindicava há muito tempo. Antes, os alunos precisavam ir muito longe para se trocar. Aqui são atendidas mais de 600 crianças pela professora Andréia e este é um espaço digno para todos nós. É muito gratificante ver tantos alunos que têm oportunidade de ocupar seu tempo ocioso do contraturno escolar com uma atividade física extremamente saudável como esta”, destaca.

O prefeito Luiz Binotti ressaltou o fato de que a construção de mais piscinas em outras unidades escolares permitirá ampliar a abrangência da atividade para os alunos de outros bairros da cidade. “Ainda em 2016, logo após ter sido eleito, eu assumi o compromisso com o professor Eltron e os demais professores do Projeto Nós Podemos Nadar que nós iríamos continuar investindo em tudo que estivesse sendo bem feito e que era bom para os luverdenses e que eles podiam ficar sossegados que manter o Projeto estava nos nossos planos. Nesse período, quase dobramos o número de alunos e temos procurado dar as melhores condições para que o seu funcionamento traga mais frutos e cada vez mais atinja um número ainda maior de beneficiados”, declara.

Segundo a secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, Lucas do Rio Verde tem a proposta de educação integral e o investimento em esporte escolar faz parte dessa formação integral que tem um olhar voltado para o tratamento de todas as dimensões do ser humano. “A natação é um esporte muito completo, que movimenta todo o organismo e garante um desenvolvimento muito importante para as nossas crianças, seja do ponto de vista da saúde, da autonomia, do protagonismo, da socialização e do trabalho em grupo, contribuindo muito para a aprendizagem em sala de aula”, pontua.

Francinaldo Pinto Lima fez parte da primeira turma de alunos do Projeto Nós Podemos Nadar e hoje tem duas filhas que ainda participam das atividades esportivas. Uma outra, mais velha, também já integrou o projeto. “Eu devo muito ao projeto. Hoje eu sou o que sou por causa dele, que me livrou de muitas coisas ruins. Quando a gente tem a cabeça ocupada com um bom propósito não anda por caminhos errados e é isso que eu quero para as minhas filhas. Participei de competições, ganhei medalhas e elas sentem orgulho de mim”, conta.

Sete profissionais, três professores e quatro estagiários, são responsáveis pelo funcionamento do projeto, que também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e a parceria do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob/MT). “Atualmente, o Nós Podemos Nadar é tricampeão estadual, vice-campeâo geral do Centro-Oeste e campeão geral do Centro-Oeste na categoria mirim, estando entre as cinco melhores equipes do Brasil nesta categoria”, frisa o coordenador Eltron Moreira.

06/05/2024 15:34

UBS Rio Verde segue atendendo em horário estendido nesta semana

Para ser atendido o paciente precisa portar documento com foto e carteira vacinal

06/05/2024 10:27